PILA 2024

UFG integra Programa de Intercâmbio Acadêmico Latinoamericano (Pila)

Em 01/04/24 08:10.

Professores interessados em ofertar disciplinas 100% virtuais devem se inscrever até 19 de abril

Dia 6 de março de 2024 marcou a assinatura do documento que institucionaliza a participação da Universidade Federal de Goiás (UFG) no Programa de Intercâmbio Latinoamericano (Pila). O Pila é um consórcio que integra aproximadamente 280 instituições de ensino superior, em 9 países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Nicarágua, México, Uruguai e Paraguai.

Estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e técnicos da UFG contam agora com mais uma opção para realizarem parte da formação no exterior, com benefícios de alojamento e alimentação fornecidos pela instituição de destino. A UFG contribuirá com as passagens e ficará sob a responsabilidade do selecionado o seguro saúde internacional para o período do intercâmbio e despesas pessoais.

As atividades de mobilidade acadêmica poderão ocorrer nas modalidades presencial, para servidores e estudantes, e virtual para estudantes de graduação e pós-graduação, sendo esta última prevista em resolução recentemente aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) por meio da Resolução Cepec/UFG nº 1849, Dezembro 2023.

Professores interessados em ofertar disciplinas 100% virtuais, com disponibilização de vagas para estudantes internacionais por meio do Pila, podem acessar o link a seguir para a inscrição das disciplinas virtuais até o dia 19 de abril de 2024, para serem cursadas no segundo semestre de 2024. Link de acesso: https://forms.gle/9mchqsHM77pSKVXq7

Não será considerado mobilidade acadêmica internacional virtual atividades exclusivamente assíncronas. As atividades síncronas, em um ambiente internacional e multicultural, são obrigatórias para viabilizar as trocas culturais e científicas que caracterizam o processo de internacionalização do ensino superior (Parágrafo Único, Art. 3o. Resolução Cepec/UFG nº 1849)

Estudantes de graduação e pós-graduação da UFG interessados em participar de mobilidade internacional virtual pelo Pila fiquem atentos ao site da SRI (https://sri.ufg.br/) para edital específico, com previsão de publicação para maio/2024.

ProgramaPila_Divulgação

Fonte: SRI UFG