Emenda_parlamentar_Vanderlan_mar_2024

UFG recebe emenda parlamentar de R$ 512 mil para equipamentos

Em 25/03/24 10:22.

Recurso trazido pelo senador Vanderlan Cardoso será destinado ao Instituto de Ciências Biológicas

Texto: Ana Paula Vieira

Fotos: Felipe Fulquim

A Reitoria da UFG, a direção do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICB/UFG) e a comunidade acadêmica da unidade acadêmica receberam o senador Vanderlan Cardoso na sexta-feira (22/3). Ele veio destinar uma emenda parlamentar de R$ 512 mil para investimentos no Laboratório de Genética de Microrganismos (LGM) do ICB. O recurso será aplicado na aquisição de equipamentos para pesquisas na área de bioinsumos.

A coordenadora do LGM, Leila Garcês, explicou que, atualmente, o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos. Por isso, segundo ela, é preciso buscar alternativas a esses produtos químicos e a pesquisa com fungos vislumbra uma agricultura mais sustentável. Há 13 anos, a professora identificou um fungo da raiz de uma orquídea coletada na reserva Ângelo Rizzo, área da UFG em Mossâmedes. Daí, tiveram início os estudos de biocontrole com esse fungo, que foi capaz de controlar quatro doenças em culturas de arroz, duas de tomate, duas de soja e duas de cana-de-açúcar, conforme informou Leila.

emenda-vanderlan22.03
Integrantes da mesa diretiva receberam e assinaram ofício com a destinação da emenda

Durante a solenidade no ICB, a reitora Angelita Pereira de Lima agradeceu o apoio do senador Vanderlan Cardoso à UFG e enfatizou que “a pesquisa nessa área é extremamente importante para a sociedade”.

O senador Vanderlan Cardoso valorizou a importância da ciência e tecnologia e pontuou. “Dou muita prioridade a atender os programas que eu entendo que vão trazer benefícios para a sociedade”.

Em conversa anterior no gabinete da Reitoria, a reitora da UFG também reforçou com o senador a importância de uma ação parlamentar no sentido de apoiar as pautas dos técnicos-administrativos em educação, que reivindicam a reestruturação da carreira e recomposição salarial. Cardoso acenou em apoio à questão.

O diretor e o vice-diretor do ICB, Gustavo Pedrino e Rones Paranhos, diretores de unidades acadêmicas, integrantes da gestão, professores e discentes também prestigiaram o evento.

emenda22.03-2
Vanderlan visitou o LGM acompanhado dos professores Leila Garcês, Gustavo Pedrino e Rones Paranhos

Fonte: Reitoria Digital

Categorias: Notícias Reitoria ICB