Patio_Humanidades_Marco_2024

Inaugurada primeira fase da revitalização do Pátio das Humanidades

Em 25/03/24 10:08.

Evento teve Núcleo de Choro, Bateria Tagarela, Palco das Palavras e Batalha de Rimas

Texto: Ana Paula Vieira

Fotos: Felipe Fulquim

Foi inaugurada na quarta-feira (20/3) a primeira fase da revitalização do Pátio das Humanidades, que passou por melhorias na iluminação, na segurança e no mobiliário. Para marcar essa entrega, o palco do local recebeu o Núcleo de Choro da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG, a Bateria Tagarela, Palco das Palavras e Batalha de Rimas.

Durante o evento, a reitora Angelita Pereira de Lima lembrou a importância do pátio para as artes e a cultura em Goiás e em Goiânia nos anos 1970 e 1980. Ela destacou que a vida e convivência no Câmpus são prioridades para a atual gestão, que criou um comitê para discutir a requalificação do espaço. Segundo a reitora, a ideia é ter uma programação cultural permanente no local.

Além de agradecer o trabalho, a diretora da Faculdade de História (FH) da UFG, Fabiana Fredrigo, disse que fica muito feliz e espera ver o Pátio “cada vez mais movimentado e sempre melhor”.

Os estudantes destacaram o protagonismo do movimento estudantil na ação. Igor Collaço, do Centro Acadêmico de Relações Públicas, afirmou que a mobilização começou em 2022. “Sem os estudantes isso não seria possível. É importante que nós fortaleçamos o movimento estudantil na nossa universidade”. O coordenador do Diretório Central dos Estudantes da UFG, Guilherme Martins, completou: “O que a gente quer é trazer vida para nossa Universidade. Espaços de convivência como esse são fundamentais”.

O coordenador de Assuntos Institucionais da Reitoria, Tasso Leite, membro do Comitê Gestor do Espaço, frisou. “Esse era o pátio mais agitado que tínhamos na Universidade. Envidei todos os esforços nessa revitalização para ser um marco, realmente”.

pátio humanidades-site
Atividade reuniu gestores e estudantes no Pátio das Humanidades

Planejamento coletivo
Tanto a revitalização do Espaço quanto o evento de inauguração foram discutidos e organizados pelo Comitê Gestor do Pátio, composto por representantes da Reitoria e das direções da Faculdade de História (FH), da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e da Faculdade de Filosofia (Fafil), além de representantes dos Centros Acadêmicos de Relações Públicas, de Ciências Sociais, de Filosofia e de História. Também fazem parte do Comitê membros do DCE.

A ideia de requalificar o espaço é uma proposta que envolve diferentes momentos. Depois da entrega da primeira fase, haverá a ocupação, deliberada em conjunto, do Pátio, com o estabelecimento de exposições, apresentações culturais e outras iniciativas que promovam o diálogo entre os estudantes.

Também participaram o vice-reitor Jesiel Carvalho; os pró-reitores de Graduação, Israel Elias Trindade; de Pós-Graduação, Felipe Terra; de Gestão de Pessoas, Sauli Santos Júnior e integrantes da gestão superior.

estudantes no Pátio
Espaço fica entre às Faculdades de História, Filosofia e de Informação e