Microscópio_PxHere_CC0_domínio_público

UFG tem aumento expressivo de patentes concedidas em um ano

Em 06/02/24 10:39.

Foram seis solicitações atendidas e 22 novos pedidos de proteção de tecnologias depositados em 2023

O papel desempenhado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) no apoio à proteção de propriedades intelectuais e tecnologias desenvolvidas por seus pesquisadores foi recompensado no último ano. Em 2023, a Universidade teve seis pedidos de patentes de invenção concedidos, número superior aos de períodos anteriores. Além disso, no mesmo intervalo, houve 22 novos pedidos depositados junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi). Dessa forma, no total, existem 68 pedidos oriundos da instituição que estão ativos e aguardam um parecer.

A primeira solicitação foi feita em 2003 e, desde então, a UFG acumulou 15 patentes registradas. Portanto, a marca alcançada em 2023 corresponde a mais de 1/3 de todas as patentes obtidas pela Universidade em 20 anos de atividade na área de propriedade intelectual. As análises dos pedidos de patentes pelo Inpi costumam levar cerca de cinco anos, mas esse prazo pode mudar drasticamente a depender do setor de origem da tecnologia em questão. Para efeito de comparação, o pedido de patente depositado e protegido em 2023 mais antigo é datado de 2014, e o depósito mais recente, de 2019.

Confira abaixo todas as patentes concedidas à Universidade em 2023

Patentes concedidas

Data de depósito

Uso dos derivados 5-(1-W-FENIL-1H-PIRAZOL-4-IL)-2H-TETRAZOLA como analgésicos e/ou anti-inflamatórios e sais farmaceuticamente aceitáveis, composições farmacêuticas contendo os mesmos

21/11/2014

Planta resistente a praga, método de produção de planta resistente a praga e ácidos nucleicos para transformação de planta

25/11/2015

Injetor hidrodinâmico para microssistemas eletroforéticos

10/12/2015

Processo de obtenção de microcápsulas de café verde, microcápsulas de café verde assim obtidas e uso

30/11/2017

Complexo de coordenação de emissão de luz azul, solução, composto cristalino e diodos orgânicos emissores de luz

28/04/2018

Método dinâmico de sensoriamento de O² dissolvido e sistema para método

18/07/2019

O trabalho de depósito de pedido de patente é fundamental para evitar que terceiros se apropriem indevidamente de uma criação ao mesmo tempo em que garante à instituição e aos inventores o direito à exploração econômica dos inventos. Na UFG, a responsabilidade pela condução desses processos está a cargo do Setor de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Spitt), que é vinculado à Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia (DTIT) e compõe a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG).

Outros processos de proteção e registro envolvendo o Inpi que são assessorados pela PRPI/UFG incluem modelo de utilidade, programa de computador, marca, desenho industrial, cultivar e outros. Para tanto, a Universidade dispõe de uma ferramenta desenvolvida em parceria  com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), a partir de projeto concebido pela PRPI/UFG. Trata-se da Plataforma de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Pitt), que oferta ainda outros serviços relacionados à transferência de tecnologia e formalização de parcerias, por exemplo, podendo ser licenciada para o uso de outras instituições que possuam núcleos de inovação tecnológica (NITs).

Os interessados em patentear uma invenção precisam cadastrar a solicitação na Pitt e aguardar a apreciação pelo Comitê Interno de Propriedade Intelectual (Cipi/UFG), que se reúne algumas vezes ao longo do ano. Em caso de aprovação, tem início o trâmite junto ao Inpi. Segundo o diretor de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, Marinaldo Ribeiro, o trabalho realizado visa gerar soluções para a sociedade observando as garantias da propriedade intelectual para as partes envolvidas. ”Nossa missão é ser agente de facilitação”, afirma.

UFG obtém patente de sistema portátil para análises químicas

UFG patenteia método acessível para medir oxigenação em líquidos

UFG conquista patente de sensor descartável para medir glicose na lágrima

Fonte: Secom UFG