UFG8277

Gestores da UFG discutem planejamento e metas para 2024

Em 19/01/24 16:30.

Diálogo e resolução das demandas de forma coletiva entre as áreas foi o foco do encontro

Texto: Ana Paula Vieira e Caroline Pires 

Fotos: Júlia Barros

 

A equipe gestora da UFG reuniu-se nessa sexta-feira (19/1) no Centro de Eventos para o planejamento das ações e metas de 2024. Pró-Reitorias e Secretarias apresentaram um resumo das conquistas de 2023 e os desafios para o ano que se inicia. Confira a galeria de fotos.

No início do terceiro ano de mandato, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou o objetivo de consolidar as ações estruturantes previstas no Plano de Gestão. Ela também lembrou que a Universidade fechou 2023 com déficit zero no orçamento: "A situação nos é muito mais favorável nesse aspecto e isso significa que temos que trabalhar muito mais". 

Sobre o planejamento, a reitora enfatizou o convite a um olhar crítico sobre o plano de gestão que, segundo ela, deve ser tido como referencial. "É por ele que vamos prestar contas para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa", explicou Angelita.

O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, ressaltou que a Universidade vem de um grande processo de expansão, ocorrido principalmente nas últimas duas décadas, baseado em políticas como o Reuni: "A Universidade se agigantou sob todos os aspectos. Passamos de uma Universidade de porte médio para uma grande Universidade de pesquisa reconhecida nacionalmente e com projeção internacional". Por isso, ele avalia que a Instituição deve continuamente fazer ajustes estruturais e daí a importância do planejamento. 

De acordo com o secretário de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais, Vicente da Rocha, para uma organização ser virtuosa e dinâmica, dois níveis são importantes: a estrutura das relações (nível político) e os processos técnicos. "Tudo isso fica mais fácil quando fazemos planejamento. Esse é o espaço e ato que dão sentido e rumo ao que  fazemos", analisou o secretário.

Após as apresentações dos pró-reitores e secretários, a equipe ainda debateu encaminhamentos para o ano de 2024.

UFG8277

 

Metas 2024
Após as apresentações das secretarias e pró-reitorias, a reitora agradeceu o movimento de olhar para si mesmo e articular com o que é estratégico de cada pasta. “Essa tarefa exige aperfeiçoamento e capacidade de síntese, no sentido de extrair o essencial de forma articulada. Rumo ao estratégico nossas ações serão desenvolvidas em 2024”, ponderou. Segundo ela, cabe a cada gestor replicar as discussões desses momentos para que a UFG continue crescendo.  
Já o vice-reitor Jesiel Freitas Carvalho destacou que a dinâmica do momento foi pensada para deixar um espaço maior para as discussões coletivas. “O nosso tempo é curto e a nossa responsabilidade é grande. Agradeço a felicidade de ter uma equipe tão engajada. As apresentações de hoje demonstram isso”, concluiu o vice-reitor antes de abrir as discussões. 
A ideia agora é que os debates específicos continuem acontecendo nas reuniões de equipe semanais realizadas pela Reitoria da UFG.

0147

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias Noticias Reitoria