BannerNotícia_UFG sobe sete posições no Ranking de Universidades Empreendedoras 2023.png

UFG sobe sete posições no Universidades Empreendedoras 2023

Em 18/01/24 14:48.

Ranking traz a instituição como primeira colocada do Centro-Oeste

Em resultado divulgado no final de 2023, a Universidade Federal de Goiás (UFG) conquistou o 10º lugar geral no Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), lista elaborada a partir de estudo feito pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), que reconhece as melhores universidades do país na promoção, estímulo e apoio às atividades de empreendedorismo e negócios em contexto acadêmico. Na comparação com o levantamento imediatamente anterior, o avanço foi de sete posições.

Dentre as universidades públicas federais, a UFG ocupa ainda 5ª posição, atrás apenas da Universidade Federal de Viçosa (UFV), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Além disso, a instituição é a melhor colocada do estado de Goiás e de todo o Centro-Oeste, posicionado-se na liderança regional e como uma das protagonistas a nível nacional.

O destaque alcançado se justifica pelas iniciativas levadas a cabo a partir do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG), entre as quais se sobressaem o Prêmio UFG Empreendedorismo, já em seu sétimo ano, a Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU), com 10 edições concluídas, e o Programa UFG Júnior, que debuta em 2024. Todas essas ações se consolidaram ao longo do tempo como importantes ferramentas para integrar os estudantes universitários ao universo do empreendedorismo.

Considerando o histórico da pesquisa, esta é a melhor posição já alcançada pela UFG e a segunda vez consecutiva que a Universidade sobe na lista. Na edição de 2019, por exemplo, a instituição estava em 33º lugar. Em 2021, apresentou um avanço de 16 colocações, chegando a 17ª. O 10º lugar registrado no ranqueamento atual corresponde, portanto, a um ganho de 23 posições ou uma melhora de quase 70% na classificação em cerca de quatro anos.

Para a diretora do CEI/UFG, Cleonice Borges, o engajamento da comunidade universitária teve papel crucial para o resultado. “O diferencial neste último levantamento foi a sensibilização dos estudantes em participar da pesquisa e reconhecer as diferentes ações que promovemos, como palestras, a oferta de componentes curriculares, as trilhas de capacitação, as mentorias, as consultorias e a realização de desafios e de programações especiais como o Dia de Empreendedorismo, dentre outros”, elenca.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Helena Carasek, a conquista consagra o trabalho de fortalecimento ao empreendedorismo universitário nos últimos anos e valoriza o papel desempenhado pelo CEI/UFG. “Trata-se de um esforço consciente e socialmente responsável. Temos atuado numa linha que busque não só oportunizar aos estudantes o acesso a esse mundo, mas também incluir grupos minorizados e ampliar a diversidade por meio de ações afirmativas. A boa classificação mostra que estamos na direção correta", enfatiza.

Ranking
O RUE 2023 passou por uma revisão metodológica que o colocou em contexto de projeto mais amplo, denominado IES empreendedoras, abarcando ainda outro estudo de impacto: o Índice de Institutos Federais Empreendedores. O objetivo foi adotar parâmetros ajustados a ambas realidades e captar o cenário empreendedor das universidades e institutos, com respeito à fundamentação e legados construídos desde 2016, ano do primeiro levantamento.

Esta é a 5ª edição do Ranking, cuja classificação é baseada na análise de dados coletados em pesquisa de percepção respondida por estudantes de graduação de todo o país, dados obtidos via bases de dados secundárias e informações prestadas pelas próprias universidades participantes. Os critérios analisados levam em conta capital financeiro, cultura empreendedora, extensão, infraestrutura, inovação e internacionalização. Em 2023, foram 139 instituições concorrentes, sendo 108 universidades, 31 institutos federais e quase 35 mil respostas.

Fonte: PRPI

Categorias: Notícias Noticias PRPI