BannerNotícia_Prêmio Empreendedorismo 2023_Oficial

Abertas as inscrições para o 7º Prêmio UFG Empreendedorismo

Em 09/10/23 10:38.

Concurso visa reconhecer trabalhos de finalização de curso com vocação para os negócios

BannerNotícia_Prêmio Empreendedorismo 2023_Oficial

Texto: William Correia/PRPI

Até o dia 7 de novembro de 2023, estão abertas no site cei.ufg.br as inscrições para a 7ª edição do Prêmio UFG Empreendedorismo. A iniciativa, que passou por mudanças, é promovida anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (PRPI/UFG), por meio da Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica (DTIT), com organização e realização do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI-UFG).

O novo Prêmio UFG Empreendedorismo é o resultado da reformulação do antigo Prêmio TCC em Empreendedorismo, que buscava reconhecer o mérito de monografias e Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) sob moldes convencionais. Dessa forma, a partir deste ano o concurso passa a admitir todas as possibilidades de trabalho acadêmico de finalização de curso, na área de empreendedorismo, o que também levou à necessidade de atualização do seu nome.

Para concorrer, é necessário ser estudante ou egresso da graduação da UFG, de qualquer curso, e ter obtido aprovação do trabalho de finalização de curso no calendário acadêmico de 2022. Serão aceitos ainda os trabalhos aprovados no ano de 2023 e inseridos no calendário acadêmico de 2022 por conta de adequações do período letivo. É importante observar que podem ser inscritos trabalhos de autoria única ou múltipla, caso tenham sido desenvolvidos em grupo.

Ao todo, são duas categorias e quatro modalidades atreladas a elas. Na categoria “Empreendedorismo de Negócio” estão as modalidades “Empreendedorismo” e “Estudo prospectivos de negócios”, nas quais podem ser inscritos trabalhos focados na criação de empresa, produto, serviços ou processos ou com potencial de transformar o objeto de estudo em um modelo de negócios.

Já na categoria “Empreendedorismo de Negócio de Impacto Socioambiental (NIS)” estão as modalidades “Iniciativas de responsabilidade socioambiental” e “Soluções socioambientais a partir de contextos diversos”, que receberão trabalhos focados em ações sociais ou organizações da sociedade civil ou que possam virar modelo de negócio capaz de causar impacto social e/ou ambiental. Os projetos participantes deverão necessariamente se enquadrar em uma categoria e em uma modalidade.

Depois de homologadas as inscrições, os trabalhos habilitados serão avaliados por uma Comissão de Avaliação com base nos parâmetros definidos para cada modalidade. A nota final resultará da média aritmética da nota atribuída pelos avaliadores, de modo que a classificação final apresente os trabalhos melhor avaliados, em ordem decrescente, conforme a pontuação obtida.

Todos os participantes dos trabalhos acadêmicos de finalização de curso premiados receberão certificados, incluindo professores orientadores. Além disso, os três primeiros colocados de cada modalidade serão contemplados com credenciais para participação no programa de pré-incubação de projetos do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI-UFG), de acordo com cronograma a ser estabelecido. Os primeiríssimos lugares e campeões de cada modalidade ainda ganharão R$ 1.500.

Segundo a professora Cleonice Borges, diretora do CEI-UFG, o novo formato do Prêmio visa reconhecer a diversidade e multiplicidade de trabalhos dentro da Universidade que tratam de empreendedorismo. “As primeiras edições tinham foco em trabalhos acadêmicos de finalização de curso no geral, com a premissa de acolher todos os projetos, mas a iniciativa acabou ficando restrita aos TCCs tradicionais. O que estamos fazendo é deixando clara a proposta e incentivando que todos os estudantes com seus trabalhos de finalização de curso que envolvam empreendedorismo participem e concorram”, afirma.

O resultado final, sobre o qual não cabe recurso, será divulgado no dia 20/11/2023, enquanto a entrega da premiação será feita em 24/11/2023.

CEI
O Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da UFG tem a missão de estimular o empreendedorismo e contribuir para o desenvolvimento de empresas inovadoras e competitivas. Atualmente, a iniciativa possui duas unidades: a unidade 1, situada no Câmpus Colemar, na Praça Universitária; e a unidade 2, no Parque Tecnológico Samambaia da UFG.

Evento: Prêmio UFG Empreendedorismo
Período para inscrições: 9 de outubro a 7 de novembro de 2023
Prêmio: até R$ 1.500 reais e credenciais para participação no programa de pré-incubação de projetos do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI-UFG)
Quem pode participar: estudantes de graduação e egressos da UFG