Baile_UFG_2022 (1)

Semana de aniversário da UFG é encerrada com Baile da Democracia

Em 19/12/22 10:10.

Em sua 7ª edição, festa de final de ano marca o retorno das confraternizações presenciais

Texto: Caio Rabelo

Fotos: Carlos Siqueira, Anne Vilela e Júlia Barros

O Baile UFG voltou a ser realizado neste ano, marcando uma das principais conquistas de 2022: o retorno integral das atividades presenciais na Universidade Federal de Goiás (UFG) após o período de isolamento social causado pela pandemia de covid-19. Realizada no último sábado (17/12), a sétima edição do baile encerrou os eventos de comemoração dos 62 anos da UFG. No discurso de abertura, a reitora da UFG, Angelita Pereira, destacou a importância do momento: "foi uma semana de comemorações dos 62 anos da UFG, e para encerrar, hoje preparamos tudo com muito carinho para que o nosso reencontro com a democracia fosse de fato um dia de festa e celebração". A coordenadora-geral da comissão organizadora do baile, Kelle Nogueira, agradeceu a todos da comissão e revelou que "tudo foi feito pelas mãos dos que fazem parte da UFG, desde o planejamento à decoração". Em breve o álbum de fotos será disponibilizado. Clique aqui para ver as fotos do baile.

Baile_UFG_2022 (1)
Democracia foi o tema escolhido para o baile de 2022

O Baile da Democracia transformou o ambiente do Centro de Cultura e Eventos da UFG em um espaço aconchegante por meio de um trabalho desenvolvido por muitas mãos. A ambientação foi elaborada pelo professor de Direção de Arte da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG, Francisco Guilherme, com o intuito de representar a diversidade e a inclusão presentes na Universidade a partir do uso de elementos como madeira, trabalho de serralheria, arames e tons terrosos. Um dos destaques da decoração foram os centros de mesas feitos de arame, que contaram com a ajuda de funcionárias da Reitoria da UFG na produção, e tiveram como inspiração o trabalho da escultora modernista Ruth Asawa. A peça ainda comportava mudas variadas (jatobá, alecrim, café entre outras) vindas do Viveiro-Escola da UFG.

Baile_UFG_2022 (2)
Com a pandemia de covid-19 festividade deixou de ser realizada nos últimos 2 anos

Uma novidade dessa edição do Baile UFG foi o traje à escolha e o buffet "full time", com o cardápio sendo servido durante toda a noite, sem etapas. A animação da festa ficou por conta da banda Scalla, que trouxe ao palco bailarinos e uma série de músicas para todos os gostos.

Baile_UFG_2022 (3)
Festa teve a participação de membros da comunidade UFG

Baile UFG

O Baile UFG foi criado em 2010, com intuito de comemorar os cinquenta anos da Universidade. Na época, estiveram presentes 1.400 convidados. Devido ao grande sucesso, o evento entrou em definitivo para o calendário institucional. Os recursos para a realização do baile da UFG não saem do orçamento da Universidade, e só é possível graças à captação de recursos, oferecidos com o patrocínio de instituições parceiras como a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão Centro Brasileira (Sicoob UniCentro Br), a Cooperativa de Crédito Sicoob Engecred, a Unimed Goiânia, Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB/GO), Lummi Assessoria e Eventos, Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc), Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE) e à venda dos ingressos. Além disso, houve o apoio do Banco do Brasil e Instituto Verbena UFG.

Confira o vídeo do evento no nosso Instagram 💃🏽🕺🏽

Rádio Universitária faz 60 anos homenageando ex-diretores e colaboradores

Ao completar 70 anos, Engenharia homenageia pioneiros da UFG

Membros da UFG recebem Comenda Colemar Natal e Silva