62_Anos_Homenagem_Pioneiros (1)

Universidade homenageia mais de 70 colaboradores do período 1958-1965

Em 14/12/22 13:34.

Grupo inclui antigos técnicos administrativo e professores que vivenciaram o início da UFG

62_Anos_Homenagem_Pioneiros (2)
Solenidade foi realizada no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Carlos Siqueira

São muitos os caminhos para a construção de uma Instituição grande e forte como é a Universidade Federal de Goiás (UFG). Para chegar aonde a UFG está agora, foi preciso contar com a colaboração de várias pessoas ao longo dos anos. Na quarta-feira (14/12), dia em que a UFG completa 62 anos, foi realizada a "Solenidade de aniversário da UFG - homenagem aos que abriram caminhos para uma grande UFG", no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, em Goiânia. Clique aqui para ver as fotos do evento.

A iniciativa é uma forma de reconhecimento à dedicação de docentes e técnicos administrativos que trabalharam nas faculdades que deram origem à Universidade e durante os primeiros anos da Instituição. A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, explica que uma comissão coordenada pelo ex-reitor Edward Madureira realizou uma consulta a cadastros e identificou pessoas que trabalharam na UFG entre os anos de 1958 a 1965. Mais de 70 pessoas desse grupo confirmaram presença. "Nós as estamos recebendo para que sejam homenageadas e reconhecidas pelo papel cumprido para tornar a UFG no que ela é hoje".

62_Anos_Homenagem_Pioneiros (1)
Veteranos da UFG receberam tela da artista e professora da FAV Adriana Mendonça

Os ex-reitores e ex-reitoras também foram distinguidos pelo trabalho realizado ao longo de mais de seis décadas. "Ao receber esses ex-reitores estamos completando esse ciclo de fundação da UFG que envolve trabalhadores, intelectuais e os dirigentes", explica Angelita. O grupo de ex-reitores que fizeram parte da solenidade foram Maria do Rosário Cassimiro, Ary Monteiro do Espírito Santo, Milca Severino Pereira, Orlando do Valle Amaral e Edward Madureira.

A reitora comenta que, segundo relatos do professor Edward, as pessoas se emocionavam com a perspectiva da homenagem desde a hora em que recebiam o convite para o evento. "Essa é uma cerimônia para recontar a história da Universidade, passando pela fundação do jornal 4º Poder, do Centro de Estudos Brasileiros (CEB), da imprensa universitária e da Rádio Universitária. Tudo isso em 1962, quando a UFG tinha apenas 2 anos, e celebrar o que ela é hoje com as pessoas que fizeram parte desses momentos históricos".

62_Anos_Homenagem_Pioneiros (3)
Celebração contou com a presença de 5 dos 13 ex-reitores e ex-reitoras da UFG

Para a reitora, este 14 de dezembro "é uma data ímpar, uma celebração absolutamente singular e que tem como tema a democracia. Tudo isso nos permite relembrar que estamos de fato comemorando o papel da Universidade naquele momento, tudo o que foi feito em nome ou no processo de fortalecimento da democracia no Brasil. Goiás não ficou de fora e a UFG foi fundamental para esse processo".

Tripé

O aposentado Julio Praxedes Neto falou em nome dos técnicos administrativos. “É uma honra fazer parte deste tripé que sustenta a Universidade: docentes, discentes e técnicos”. Ele conta que começou a trabalhar na UFG em 1965, quando estava com 19 anos como ajudante de pedreiro. Julio conciliou o trabalho com os estudos, fez o segundo grau e depois o curso de Engenharia na UFG. Permaneceu na Instituição até 1997, quando se aposentou.

Os professores foram representados por Vera Maria de Moura Almeida. “Vimos a Universidade crescer e prosperar, propiciando também o nosso próprio crescimento individual”, comenta Vera.

62_Anos_Homenagem_Pioneiros (4)
Julio Praxedes discursou em nome dos técnicos administrativos

Todos esses pioneiros receberam uma obra da professora da Faculdade de Artes Visuais (FAV), Adriana Mendonça. O quadro traz a imagem de um ipê amarelo, representando a força, resiliência e alegria.

Edward Madureira observa que, “reconhecer essas pessoas, que de forma explícita ou anônima, com seu labor e dedicação intensa, nos melhores anos de suas vidas, viabilizaram essa utopia [que é a UFG], é o mínimo que podemos fazer”. Na opinião do professor, “a Universidade foi, é, e sempre será construída por pessoas idealistas”.

Saiba mais

Carta aos que abriram caminhos para uma grande UFG (íntegra do discurso do professor Edward Madureira)

TV UFG lança série sobre as ações da UFG no enfrentamento à covid-19

Universidade homenageia mais de 70 colaboradores do período 1958-1965