Cehige_20-10-22

UFG inaugura Centro de Estudos em Hidrologia e Geotecnia Ambiental

Em 20/10/22 09:41.

Laboratório foi construído com recursos de editais de Furnas e Finep

Texto: Versanna Carvalho

A Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (EECA/UFG) vai inaugurar a segunda etapa do Centro de Estudos em Hidrologia e Geotecnia Ambiental (Cehige) nesta quinta-feira (20/10), às 14h30, no Câmpus Colemar Natal e Silva, em Goiânia.

O evento está sendo realizado em parceria com Furnas Centrais Elétricas (Eletrobras Furnas), subsidiária da Eletrobras, que em 2018 selecionou um projeto da Escola de Engenharia da UFG para participar de um programa de pesquisa e desenvolvimento e inovação (P&D+I) na área de geração de energia. A UFG apresentou um projeto sobre "Modelagem da geração de sedimentos em diversas escalas".

Na primeira parte do evento haverá a apresentação técnica de um dos produtos do projeto P&D Aneel 0394–1705/2017 "Ferramenta gerencial para a avaliação do aporte de sedimentos, visando o controle de erosões com o emprego de tecnologias de sensoriamento remoto, SIG e o mapeamento em escala de detalhe". Na sequência está prevista a apresentação do mural “Mulheres na Engenharia”. A solenidade de inauguração e o posterior descerramento de uma placa deverá ocorrer a partir das 17h.

O laboratório é a concretização de um trabalho iniciado há mais de 15 anos, período de busca de recursos públicos, por meio de editais, para a construção do espaço. A finalidade do Cehige é atuar de forma multidisciplinar nas áreas de hidrologia e geotecnia. Os pesquisadores lidam com questões relacionadas à drenagem urbana, erosões e diversos problemas que reúnem solo e água dentro das Engenharias.

Segundo o vice-diretor da EECA UFG e coordenador do Cehige, Maurício Martines Sales, o Cehige é único no Brasil com tais características. “O mais comum é ter grandes departamentos que estudam separadamente problemas de hidrologia e outros laboratórios que estudam só aspectos de solo”, conta.

Na avaliação do docente, para uma melhor resolução dos grandes problemas aplicados é necessário ter uma visão diversa. “Esse centro de estudos, com vários pesquisadores trabalhando juntos, se propõe a isso. Não é simplesmente uma reunião, mas um esforço conjunto para resolver problemas”, enfatiza.

Laboratórios

O prédio do Cehige possui uma área de mil metros quadrados (m²) distribuídos por dois pavimentos. O andar térreo concentra os laboratórios e duas salas de pesquisadores, sendo que alguns deles têm função específica para estudos de sedimentos, infiltração e estudo de percolação. Há também um laboratório maior, que é flexível, no qual grandes experimentos podem ser montados e desmontados de grande porte podem ser montados e desmontados. “Para isto, este laboratório tem o pé direito alto, de mais de 8 metros e uma área acima de 200 m²”, conta.

No segundo piso estão as salas dos professores, salas de reuniões, salas de aula e salas para alunos da pesquisa da pós-graduação. “Esse edifício atende a dois programas de pós-graduação da Engenharia Civil e da Engenharia Ambiental, além de criar a possibilidade de diversas parcerias com outros programas de pós-graduação como os do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Iesa) e da Escola de Agronomia, que tenham relação com esses temas”, observa Maurício.

Edital

O projeto foi iniciado em 2007 a partir de um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), utilizado para o custeio da fase inicial da obra, que depois foi paralisada. Em 2018, houve um novo edital da Finep de aproximadamente R$ 1,3 milhão, que previa a conclusão de obras inacabada no pavimento térreo. Em 2017, em um edital de P&D de Furnas foi pleiteada uma verba de R$ 8 milhões, com previsão de utilizar R$ 1,5 milhão para finalizar o laboratório. O contrato foi assinado no início de 2020 entre a UFG e Furnas e iniciado em julho do mesmo ano. O P&D tem a duração de quatro anos e o seu objetivo é o estudo da modelagem da geração de sedimentos no entorno de barragens.

“Esses sedimentos acabam sendo carreados em processos erosivos para dentro do reservatório e isso é um problema para todo tipo de reservatório porque há uma diminuição da água armazenada, que é o grande capital das hidrelétricas. É o estoque para a geração de energia. Então, quanto mais sedimento chegar, menos água ficaria dentro do reservatório e menor a capacidade de geração. O objetivo desse P&D é conseguir aprimorar as técnicas de previsão de geração para que novos empreendimentos possam fazer uso dessas novas tecnologias e que sejam feitos projetos mais refinados”, comenta o vice-diretor.

Serviço
Inauguração da segunda etapa do Centro de Estudos em Hidrologia e Geotecnia Ambiental (Cehige)
Data: 20 de outubro de 2022 (quinta-feira)
Horário: a partir das 14h