Cepec_UFG_7-10-22

UFG mobiliza Ipes de Goiás para reverter novo bloqueio orçamentário

Em 07/10/22 18:42.

Ação conjunta visa alterar cenário atual, que inviabiliza funcionamento pleno das instituições

Texto: Augusto Araújo

Foto: Murilo Ferraz

CEPEC

No início da tarde desta sexta-feira (7/10), a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, anunciou que foi feito um chamamento para as instituições públicas de ensino superior do Estado de Goiás (Ipes-GO) se reunirem e discutirem uma ação coletiva, visando reverter os bloqueios orçamentários impostos pelo governo federal, divulgados na última quarta-feira (6/10).

O anúncio foi feito durante o 8° Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) de 2022. A gestora da UFG afirmou que a ideia é reunir, na próxima segunda-feira (10/10), os reitores de todas as Ipes de Goiás - sendo elas a própria UFG, a Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e as universidades federais de Jataí (UFJ) e de Catalão (UFCat) - para organizar uma ação conjunta e tentar alterar esse cenário, que inviabiliza o funcionamento pleno das instituições.

“Se não tivermos êxito nas pressões que estamos fazendo para reverter o bloqueio neste mês de outubro, ficará cada vez mais difícil a possibilidade de execução orçamentária. A situação é muito grave e, no caso da UFG, o caixa para custeio está zerado”, declarou.

Angelita também afirmou que, em reunião com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFG e a União Estadual dos Estudantes de Goiás (UEE-GO), foram definidas outras atividades de mobilização para a próxima semana.

“No dia 13/10, o DCE e a UEE estão chamando entidades para uma reunião de organização. Além disso, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) declarou um estado permanente de mobilização, ou seja, a cada dia nós iremos realizar alguma atividade relativa a essa pauta de defesa das universidades e desbloqueio de recursos”, explicou.

A reitoria da UFG pontuou também que, além de desbloquear os recursos, o objetivo das ações é retomar a pauta de suplementação orçamentária, uma vez que os recursos destinados para a manutenção da Universidade já eram insuficientes.

“Não podemos dizer se a Universidade vai parar ou não. O que podemos dizer é que vamos trabalhar para que não pare. Essa é nossa meta. Agora, nós temos que ir avaliando a conjuntura, dia após dia, para definirmos nossas ações, além de buscar articulações com lideranças políticas que tenham alguma possibilidade de interferir nesse cenário”, concluiu.

"Caixa da UFG para custeio está zerado", diz reitora da UFG

Fonte: Reitoria Digital

Categorias: Notícias Reitoria CEPEC