Placa Fotovoltaica

UFG relata a experiência com usinas fotovoltaicas na Câmara de Goiânia

Em 26/11/21 17:18.

Projeto começou em 2018, com a criação de comitê gestor de energia elétrica

Texto: Ana Paula Vieira

Imagem: Reprodução Youtube

A UFG participou, na quinta-feira (25/11), de audiência pública na Câmara de Vereadores de Goiânia para debater o projeto de lei nº 5829, em tramitação no Congresso Nacional, que aborda o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) e o Programa de Energia Renovável Social (PERS). O professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UFG, Fernando Belchior, falou sobre a experiência da UFG com a produção de energia por meio das usinas fotovoltaicas. A iniciativa do debate foi do vereador Mauro Rubem, que coordenou o evento.

O projeto das Usinas Solares Fotovoltaicas começou na UFG em 2018, com a criação de um comitê gestor de energia elétrica dedicado a estudar as várias maneiras de diminuir o consumo da instituição. Segundo Belchior, em 2018 a UFG gastava cerca de R$ 13 milhões por ano, em média, com energia elétrica. Naquele ano, foi instalado um sistema fotovoltaico com 146 módulos. Em 2019, a Universidade foi contemplada em chamada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e investiu em mais 2483 módulos. Nos anos de 2020 e 2021, o sistema foi ampliado, com mais 8.298 módulos adquiridos com recursos do Ministério da Educação (MEC). O investimento total foi de aproximadamente R$ 11 milhões.

O professor da UFG ressaltou que o “payback simples”, ou seja, o retorno desses investimentos, vem em torno de 3 a 5 anos. Ele explicou que esse é um “payback interessante”, visto que o sistema tem durabilidade de 25 anos. Fernando afirmou que, quanto todo o sistema estiver operando, o custo evitado com pagamento da conta de energia elétrica na UFG será de R$ 4,6 milhões por ano.

O vereador Mauro Rubem destacou que o parque de geração de energia da UFG é “um exemplo muito positivo na produção de energia fotovoltaica”. Ao final da audiência, ele ainda defendeu a importância de investimento na universidade, na educação e na ciência.

Clique aqui para assistir à audiência pública na íntegra.

UFG dá mais um passo em direção à sustentabilidade energética

UFG instalou 25 mil lâmpadas LED e começa produção de energia solar

UFG inaugura câmpus solar em Goiânia

Fonte: Reitoria Digital