Menira Borges IPTSP UFG

Em 26/11/21 12:00.

Menira Borges passará 4 meses Baylor College of Medicine nos Estados Unidos

Menira Borges IPTSP UFG
Menira Borges de Lima Dias e Souza (Foto: Divulgação)

A professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP/UFG), Menira Borges de Lima Dias e Souza, é uma das  20 contempladas, em todo o País, com o All Disciplines Scholar Award, concedido pela Comissão Fulbright para brasileiros realizarem pesquisas ou ministrarem aulas nos Estados Unidos.

A pesquisadora participou da seleção com o projeto intitulado "Mastering the organoid cell system to cultivate human noroviruses and adapting it to human bocaviruses".

A premiação é dada na forma de uma bolsa de estudos no valor de US$ 20 mil para cobrir passagens e despesas de uma estadia de quatro meses. O programa cobre os gastos com seguro saúde e com o visto para pesquisadores e professores visitantes, para a realização da pesquisa proposta no projeto submetido para avaliação pelo comitê.

Segundo a Fulbright Brasil, a​s bolsas serão concedidas durante o ano acadêmico dos Estados Unidos. De agosto ou setembro de 2022 a maio ou junho de 2023. A duração é variável, indo de quatro meses para bolsistas e nove meses para alunos e professores.

No primeiro semestre de 2023, Menira passará quatro meses no Laboratório de Gastroenterites da professora na Baylor College of Medicine, em Houston, Texas, Estados Unidos, Mary K. Estes.

"Sob a supervisão da doutora Estes, irei realizar a pesquisa proposta e trazer a tecnologia envolvida (sistema organóide para o cultivo viral) para o nosso laboratório de Virologia e Cultivo celular no IPTSP, para que seja aplicada no treinamento de estudantes e no estudo de outros vírus em estudos futuros", afirma Menira Borges.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias IPTSP SRI Orgulho de ser UFG