Campanha Neste Natal, doe sangue!

Banco de Sangue do HC-UFG necessita de doações

Em 17/12/19 17:28.

Estoque chega a nível crítico no período de férias

O Natal está chegando e você pode tornar essa data ainda mais especial doando algo muito precioso: o seu sangue. Dê esse presente para quem mais precisa! O Banco de Sangue do Hospital das Clínicas da UFG, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), necessita muito de doações de sangue, especialmente nesse período, em que as pessoas viajam e saem de férias. 

A doação de sangue é um gesto solidário. Não apresenta riscos para o doador, sendo um procedimento simples, extremamente seguro e rápido, dura cerca de 45 minutos. Após a realização do seu cadastro na recepção do Banco de Sangue, você será encaminhado à triagem técnica, para verificação de peso, pressão arterial, pulso e temperatura. Na próxima etapa, será encaminhado para a triagem clínica, na qual serão realizadas perguntas simples referentes ao seu estado de saúde e rotinas diárias e, posteriormente, encaminhado ao setor de coleta.

Todos os profissionais do Banco de Sangue do HC-UFG são extremamente treinados e capacitados para prestar o melhor atendimento que cabe aos doadores de sangue. Lembre-se:  para doar, você gasta 45 minutos de sua vida, já para quem recebe, seus 45 minutos podem significar uma vida inteira. Uma única doação pode salvar até 4 vidas.

Orientações para quem deseja ser doador de sangue  

Apresentar bom estado de saúde;

Não estar em jejum. O candidato a doador, precisa estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;

Caso a doação seja após almoço, aguarde 2 horas;

Procurar descansar no dia anterior a doação. O candidato precisa de, ao menos, 6 horas de sono, nas últimas 24 horas;

Comparecer ao Banco de Sangue com documento oficial em mãos que apresente foto;

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que apresentem mais de 50 quilos;

Menores de 18 anos doam mediante o consentimento por escrito do seu responsável legal, para cada doação que realizar;

Pessoas com idade entre 60 e 69 anos podem doar, porém precisam apresentar ao menos uma doação anterior aos 60 anos;

Homens podem doar de 2 em 2 meses, sendo no máximo 4 doações ao ano; e mulheres podem doar de 3 em 3 meses, sendo o máximo de 3 doações anuais. 

Documentos de identificação

Interessados em doar sangue devem se dirigir ao Banco de Sangue do HC-UFG portando documento original de identificação com foto, como Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei nº 9.503/97), ou outros válidos como documento de identificação.

Horários de Funcionamento do Banco de Sangue do HC

Segunda a sexta-feira: das 7h às 11h e das 13h30 às 16h;

Sábado: das 7h às 11h.

Endereço 

O Banco de Sangue do HC-UFG/Ebserh está localizado na Primeira Avenida, s/n, Setor Leste Universitário, Goiânia-GO, próximo ao Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof).

Fonte: HC/Ebserh

Categorias: notícias