Parque Tecnológico Samambaia recebe primeiras empresas

Em 07/11/19 11:53.

Quatro empreendimentos firmaram Aliança Estratégica para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com a UFG

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

A Universidade Federal de Goiás (UFG) entregou nesta quinta-feira (7/11) as chaves para as quatro primeiras empresas que irão se instalar no Parque Tecnológico Samambaia. As empresas foram selecionadas em chamada pública e celebraram uma Aliança Estratégica para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com a UFG. Elas ocuparão salas do Parque Tecnológico por meio de Cessão de Uso de Imóvel.

Nesta primeira chamada pública foram selecionadas as empresas Agbitech Controles Biológicos, Centro de Soluções Analíticas, Nelore Myo Genética Bovina e Imaginie Tecnologia Educacional. A empresa Mundo Verde Soluções Agrícolas está no cadastro de reserva. A Aliança Estratégica prevê a colaboração técnico-científica, visando o desenvolvimento conjunto de produtos, processos e serviços inovadores, bem como a transferência e a difusão de tecnologias entre a UFG e as empresas.

Em nome do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, e do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jesiel Freitas Carvalho, a pró-reitora adjunta Helena Carasek deu as boas-vindas aos novos parceiros. "Esperamos reforçar essas parcerias entre a Universidade e as empresas. Nossa expectativa é de que vocês cresçam e ocupem espaços ainda maiores. Juntos, vamos transformar o estado de Goiás com inovação", ressaltou.

Também participaram da recepção a diretora de Pesquisa, Rejane Faria, o diretor do Parque Tecnológico Samambaia, Luizmar Adriano, e o diretor adjunto do Parque, Lauro June Queiroz. Eles reforçaram o potencial da UFG no desenvolvimento científico e tecnológico, na diversidade e excelência dos laboratórios e na inovação nas diferentes áreas do conhecimento.

Parque Tecnológico

Pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação, Helena Carasek, na recepção às empresas

Pesquisa, desenvolvimento e inovação

Na ocasião, os representantes das empresas selecionadas tiveram a oportunidade de apresentar seus empreendimentos e suas áreas de atuação. O diretor-técnico do Centro de Soluções Analíticas, Fábio Sandrim Julião, afirmou que a instalação no Parque Tecnológico Samambaia é a consolidação de uma parceria com UFG, voltada principalmente para a inovação e a pesquisa. A empresa tem foco em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) voltada às indústrias farmacêutica, química, alimentícia e cosmética.

Representando a Nelore Myo, Amanda Martins explicou que a empresa desenvolve tecnologia na área animal e considerou que a parceria com a Universidade incentivará a expansão do negócio.

O diretor-geral da Agbitech no Brasil, Adriano Vilas-Boas, também destacou o marco que representa a integração à UFG. A empresa, que surgiu na Austrália, produz bioinseticidas para controle de lagartas e atua no Brasil há três anos. Janayna Rezende, líder de pesquisa da empresa no Brasil, lembra que a UFG também faz parte da empresa no seu quadro técnico, já que dez egressos da Universidade compõem a equipe.

Por fim, a representante da Imaginie explicou que a empresa atua na correção on-line de redações e na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O foco atual da empresa é o desenvolvimento de soluções por meio da inteligência artificial. A Imaginie surgiu de um empreendimento incubado na UFG.

Parque Tecnológico

Diretor Luizmar Adriano apresentou as potencialidades do Parque Tecnológico Samambaia

Parque Tecnológico Samambaia

O Parque Tecnológico Samambaia fica no Câmpus Samambaia da UFG, em uma área de 17,9 hectares. O espaço é destinado a empresas de base tecnológica em estágio inicial ou já consolidadas. Abriga também laboratórios e centros de P&D, voltados para a prestação de serviços tecnológicos altamente especializados.

No local funcionam o Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI) e a Agência UFG de Inovação, que abriga a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) e a expansão do Centro de Empreendedorismo e Incubação de Empresas (CEI).

Nas fotos a seguir, representantes da Agbitech, Centro de Soluções Analíticas, Imaginie e Nelore Myo.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: notícias PRPI