OMEG Capa 2018

Em 27/11/18 15:11.

Olimpíada premiou 61 estudantes do ensino básico

Texto: Thaynara de Lima

A XXVII Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás ocorreu na última quinta-feira (22/11), com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG). Neste ano, além da colaboração da UFG, a iniciativa contou também com apoio financeiro da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Copa Multilaser de Matemática.

A prova ocorreu simultaneamente em 11 diferentes cidades do estado (Anápolis, Cristalina, Catalão, Formosa, Goiânia, Goianésia, Iporá, Itaberaí, Itumbiara, Jataí e São Luís de Montes Belos) e contou com 1562 inscritos. Ao todo, 61 estudantes foram premiados nos Níveis 1 (sexto e sétimo anos), 2 (oitavo e nono anos) e 3 (Ensino Médio), além de 10 escolas premiadas com o troféu de escola destaque.

OMEG 2018 2

A cerimônia de premiação ocorreu no Auditório da Biblioteca Central da UFG, na sexta-feira (23/11). Participaram da cerimônia o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas Carvalho; a pró-reitora adjunta de extensão e cultura, Flavia Maria Cruvinel; o pró-reitor adjunto de graduação, Israel Elias Trindade; o professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE/UFG),  Francisco Bruno Holanda; o vice-diretor do Instituto de Matemática e Estatística (IME/UFG), Ronaldo Antônio dos Santos; e a professora do IME e coordenadora da OMEG, Thaynara Arielly de Lima.

OMEG 2018 1

A OMEG é atualmente um dos maiores eventos de extensão da UFG e tem como principal objetivo apresentar a Matemática aos estudantes do ensino básico por meio de problemas interessantes e criativos, onde é necessário raciocínio lógico e formalismo para a solução dos problemas. Além disso, a OMEG é uma maneira de aproximar a universidade e a comunidade em geral. Na cerimônia de premiação, além dos estudantes premiados, participaram os professores e coordenadores das escolas, familiares e amigos dos premiados.

Como produto da OMEG, é publicada a Revista da Olimpíada. No ano de 2018 será lançada a 13ª edição da revista. Na publicação, são apresentados artigos com temas curiosos ou mais avançados em Matemática com uma linguagem lúdica e adequada a estudantes do Ensino Básico. Também são divulgadas as soluções da prova do ano anterior. A revista serve como material extra para que professores possam utilizar em sala de aula.

Fonte: OMEG

Categorias: notícias