Delegacia na universidade capa

Estudantes conhecem na prática fases do processo penal

Em 26/11/18 08:33.

Aula magna do projeto Delegacia na Universidade foi realizada no dia 21 de novembro na Escola Superior da Polícia Civil

Foi realizada no último dia 21 de novembro, na Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), a aula magna do projeto de extensão Delegacia na Universidade. Participaram do evento acadêmicos do curso de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), a coordenadora e o instrutor supervisor externo do projeto, professora Laura Maria Darques Ferreira de Oliveira e delegado Daniel José da Silva Oliveira.

A aula magna foi realizada com a delegada Silvana Nunes Ferreira, o delegado Adriano Sousa Costa e psicólogas da instituição. Após o evento de abertura, os acadêmicos participaram de visitas orientadas ao complexo de ensino operacional da ESPC e à exposição de armas e equipamentos.

Delegacia na universidade

Aula magna do projeto de extensão Delegacia na Universidade reuniu estudantes do curso de Direito da UFG

O projeto

O projeto Delegacia na Universidade objetiva que os estudantes do curso de Bacharelado em Direito da UFG possam constituir uma práxis efetiva do conhecimento teórico adquirido nas disciplinas de Direito Penal e Direito Processual Penal. Ao ter contato prático com o início da persecução penal em sua fase extraprocessual, o discente passa a vislumbrar com maior segurança a forma como se desenvolve todo o processo de responsabilização penal de um indivíduo no ordenamento jurídico pátrio.

De posse dos autos de inquérito policial fornecidos pela Delegacia de Polícia de Trindade (delegado titular Daniel José da Silva Oliveira, egresso da Faculdade de Direito da UFG), os alunos analisarão os elementos informativos e provas do ilícito penal, bem como verificarão, dentro da melhor técnica jurídica, a possibilidade ou não de indiciamento do suspeito da prática do delito, elaborando minutas dos relatórios dos inquéritos policiais.

Delegacia na universidade

Na prática: estudantes visitaram complexo de ensino operacional da Escola Superior da Polícia Civil

Importante frisar que o delegado de polícia responsável faz a triagem dos inquéritos policiais que podem ser disponibilizados aos alunos, somente enviando à faculdade aqueles que já estão aptos a serem relatados e nos quais não constem informações protegidas pelo sigilo, tais como sigilo bancário e telefônico. Dessa forma, busca-se dar efetividade ao tripé das universidades públicas - ensino, pesquisa e extensão.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: notícias FD