Nova Unidade do CEI UFG

Centro de Empreendedorismo e Incubação inaugura oficialmente sua unidade II

Texto: Tandara Reis

Fotos: Carlos Siqueira

Na manhã desta quarta-feira (14/11) foi inaugurada, no Parque Tecnológico da Universidade Federal de Goiás (UFG), localizado no Campus Samambaia, a segunda unidade do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da UFG. O evento contou com a participação de professores, pró-reitores, parceiros CEI e também o reitor Edward Madureira Brasil. Durante a cerimônia também foram entregues os prêmios TCC Empreendedorismo e Empreendedorismo Inovador.

Nova Unidade do CEI UFG

Nova unidade está localizada no Parque Tecnológico da UFG

O CEI tem o objetivo de fomentar a cultura do empreendedorismo na comunidade acadêmica, incentivando a criação de novos negócios e ações empreendedoras. “O centro de empreendedorismo apóia empreendedores e empresas nascentes tanto no desenvolvimento de uma ideia de negócio quanto na própria empresa se a mesma já estiver constituída. Então são duas fases; a pré-incubação vai sustentar o desenvolvimento de um produto ou serviço e a validação desse produto ou serviço junto aos seus potenciais clientes. Havendo essa validação e isso se tornando um produto viável técnica e economicamente, ele vai direto para incubação. Então, nós apoiamos com consultoria, capacitações e participação em eventos”, explicou Emília Rosângela Pires da Silva, gerente do CEI.

Atualmente, o Centro de empreendedorismo da UFG ocupa um lugar de destaque no cenário nacional: é o primeiro do Centro-oeste a ser reconhecido com Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne). Além da unidade II inaugurada hoje no Parque Tecnológico do Campus Samambaia, o CEI já contava com a unidade I, situada na Praça Universitária. O novo prédio possui quatro salas de incubação, uma sala de reunião/treinamento, uma sala de gerência e um espaço coworking para a comunidade em geral. “Aqui, as empresas desfrutam da proximidade da universidade como um todo, com seus laboratórios, com seus professores e pesquisadores. Criamos um ambiente onde temos soluções pra que essas boas ideias e esses empreendedores não naufraguem como é muito comum. A mortalidade de empresas é muito grande e a gente cria aqui um ambiente para que essas empresas se consolidem e cumpra o seu papel de desenvolvimento” salientou o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil.

Reitor Edward - Inauguração nova unidade do do CEI

Reitor Edward Madureira destacou a importância do apoio a novos empreendimentos

O projeto visa também a aproximação da academia com as empresas. Edward Madureira Brasil destacou a importância dessa proximidade. “São passos em direção a um rompimento e a um distanciamento histórico que não é só da UFG, é de toda a academia brasileira. Mas eu acredito que hoje a gente pode falar que esse distanciamento já foi quebrado. Estamos muito mais próximos, tanto das empresas em si como da iniciativa de empreendedorismo a partir das pessoas da universidade. A universidade já reconhece isso, estimula e trabalha e isso é gerar desenvolvimento. Então é fundamental que a universidade tenha ações dessa natureza e agora de forma muito consistente. Mas foi um longo caminho pra chegar até aqui, foram muitos os parceiros que nos ajudaram a estar nessa posição, parceiros de nível estadual, nacional, local, pessoas físicas que ajudaram a gente a construir esse ecossistema de inovação e empreendedorismo aqui na UFG. Estamos dando passos muito seguros e, em breve, a gente vai colher muitos frutos disso, não só nós mas a sociedade como um todo”, afirmou.

Nova Unidade do CEI UFG 1

Durante o evento, houve demonstração de alguns dos projetos atendidos pelo CEI

Categorias: Notícias Institucional