Weby shortcut
Reino Unido
câmpus aparecida

Prefeito de Aparecida visita novo câmpus da UFG na cidade

Criada em 06/11/18 16:19. Atualizada em 06/11/18 16:23.

Câmpus abrigará cursos na área de Engenharia e Geologia

câmpus aparecida

Com 90% da obra concluída, o prédio da Universidade Federal de Goiás (UFG) Câmpus Aparecida deve entrar em funcionamento no segundo semestre de 2019. Com o objetivo detalhar o término da obra, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, a vice-reitora da UFG, Sandramara Chaves e diversos outros gestores da universidade visitaram na manhã desta terça-feira, 6 de novembro, o prédio da instituição localizado na região Leste da cidade. A primeira etapa da obra, que deve ser inaugurada em breve, terá seis pavimentos e cerca de sete mil metros quadrados de área construída.

Mesmo antes das obras físicas serem concluídas, a instituição atua no município com três cursos de graduação cujas aulas são ministradas em salas de aula da Universidade Estadual de Goiás (UEG), sendo de Engenharia de Produção, Engenharia de Transportes, Geologia e, em fase de implantação, o quarto curso de Engenharia de Materiais, que será  consolidado como o funcionamento do novo câmpus. Os cursos em Aparecida, segundo a diretoria, foram definidos a partir das necessidades do município, que tem um perfil forte de industrialização e logística.

Durante a visita ao canteiro de obras, o prefeito destacou os investimentos que a Prefeitura irá fazer para beneficiar a região da universidade. “Para completar o investimento na educação, que irá proporcionar formação profissional e conhecimento aos jovens de Aparecida, a Prefeitura realizará até março de 2019, as obras de pavimentação  da pista que dá acesso à universidade, além de urbanizar e promover toda a iluminação. Vamos também cobrar a implantação da  água tratada da Saneago e da rede elétrica da Eneel”.

A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, destacou que a universidade possui nível educacional de qualidade e que o novo prédio dará maiores condições de ensino-aprendizagem. “A nossa expectativa é que a UFG  tenha vários cursos em Aparecida, a começar pela área das engenharias. Nós dependemos da mudança para o novo prédio porque a UFG em Aparecida funciona numa área concedida pela Universidade Estadual de Goiás. A mudança dará maior possibilidade de ampliação das turmas, extensão, inovação e parceria com a sociedade, beneficiando um número maior de estudantes”.

Integrante da comitiva que visitou o canteiro de obras da UFG de Aparecida, o diretor do Câmpus Aparecida, Júlio César Valandro, pontuou a parceria com a administração municipal e importância da instituição na cidade. “O apoio do município tem sido muito importante para várias conquistas e essa primeira visita ao prédio, junto com o prefeito Gustavo Mendanha e equipe de gestores educacionais do município, nos deixa muito felizes. É importante dizer que a UFG é pública, é da sociedade aparecidense e que todos poderão usufruir desse espaço para a formação do conhecimento”, afirmou.

Para a secretária de Educação e Cultura, Valéria Pettersen, a população será presenteada com o câmpus da universidade. “A UFG engrandece a educação pública de Aparecida, que está se consolidando como cidade industrial, inteligente e universitária. A grande beneficiada será a nossa população, principalmente nossos jovens em formação, que merece uma universidade de renome nacional. Aqui serão formados os novos engenheiros e profissionais de diversas áreas que atuarão por toda a cidade, ajudando no desenvolvimento do município e do país”, comentou  Valéria.

Participaram da visita o vice-prefeito, Veter Martins, os secretários municipais Valéria Pettersen (Educação e Cultura), Luziano da Costa Vale (Mobilidade e Defesa Social), Avelino Marinho (Executivo de Cultura) e o ex-secretário Max Menezes.

Fonte: Rafael Freitas (texto) e Rodrigo Estrela (foto) - Site da Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Categorias: notícias