Fipes

Fórum reúne instituições públicas de ensino para cooperação

Em 01/11/18 18:02.

Objetivo do fórum foi compartilhar experiências e promover ações conjuntas unindo esforços das instituições

Fotos: Natália Cruz

Texto: Kharen Stecca

Fipes
Reitor da UFG deu as boas-vindas a todos, reiterando a necessidade de unir as instituições e mostrar a importância delas para a sociedade

As quatro instituições públicas de educação superior do estado de Goiás realizaram, no dia 1o de novembro, na Universidade Federal de Goiás, a primeira edição do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás. O evento reuniu, além dos reitores da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Instituto Federal de Goiás (IFG), do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e da Universidade Estadual de Goiás (UEG), gestores de diversas áreas de atuação. Com o objetivo de discutir projetos e ações conjuntos, os gestores se organizaram em dez grupos de trabalho (GTs): Administração e Finanças; Assistência Estudantil; Comunicação; Educação a Distância; Extensão e Cultura; Gestão de Pessoas; Graduação; Pesquisa e Inovação; Pós-Graduação; e Tecnologia da Informação.

Fipes
Reitores ressaltaram relevância da parceria entre as instituições

Na abertura falaram os quatro reitores. O reitor da UFG Edward Madureira ressaltou a necessidade de as instituições compartilharem sempre seu trabalho e cooperarem: “Precisamos cada dia mais intensificar esse movimento”. Também ressaltou a necessidade de melhorar a comunicação com a sociedade, promovendo não só os valores de igualdade, mas também a produção das instituições, a credibilidade e sua competência. O reitor do IFG Jerônimo Rodrigues ressaltou que não há e nem deve haver nenhuma disputa entre essas instituições, mas sim a intenção de ajudar umas às outras e trazer bons frutos para a educação de Goiás. O reitor do IF Goiano Vicente Pereira também ressaltou a importância do fórum como forma de somar conhecimentos e propor ações e até mesmo otimizar recursos. Já o reitor da UEG Haroldo Reimer ressaltou o papel de cada um que, com suas capacidades e talentos, faz a diferença em cada instituição, fazendo dela um lugar de realização de sonhos e também de travessia social.

Fipes
Fórum reuniu gestores de de diversas áreas de atuação

A presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) Zaíra Turchi também esteve presente no evento e ressaltou a importância de ações compartilhadas pela rede de universidades: “Que com essa união as universidades não permitam retrocessos e que promovam cada vez mais a educação”. Antes de iniciar os grupos de trabalho por áreas foram realizadas apresentações sobre o funcionamento de cada instituição. Após o trabalho dos grupos foram expostas as discussões de cada área para o compartilhamento de ideias e ações.

Fipes
Grupos de trabalho reuniram gestores por áreas de atuação de cada instituição

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Institucional