Mesa Pibid capa

Mesa-redonda debate formação de professores para a educação básica

Em 18/10/18 11:44.

A discussão, que fez parte do 15º Conpeex, abordou a importância do Pibid e as dificuldades relacionadas à formação de docentes para a primeira etapa do ensino

Texto: Daniela Versiane

Fotos: Natália Cruz

Mesa Pibid

Com o objetivo de fazer uma reflexão acerca da formação de professores no Brasil, levando em conta o momento atual do país e o seu processo histórico, a mesa-redonda Pibid e os desafios formativos institucionais: (des)caminhos da formação, profissionalização e valorização do professor para a educação básica, foi realizada na terça-feira (16/10), na programação do 15º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex). O evento ocorreu no Câmpus Samambaia, no auditório da Biblioteca Central, e contou com a participação de três professoras convidadas para conduzir a discussão, além de alunos e professores orientadores.

Integraram a mesa as professoras Jaqueline Araújo Civardi, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Eliane Gonçalves Costa Anderi, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), e Elianda Figueiredo Arantes Tiballi, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO). Além das convidadas, participou da conversa a diretora de Ensino e coordenadora das Licenciaturas de Educação Básica da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFG), Moema Gomes Moraes, que ficou responsável por coordenar o debate.

A professora explicou o porquê da escolha dessa temática e o quanto conversar sobre o assunto é relevante para uma reflexão acerca do tema. "Nós achamos a questão bem pertinente, porque o Pibid, desde o seu surgimento, permite uma série de campos reflexivos. A UFG se consolidou com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e com suas propostas. O alcance dos projetos que nós tivemos na formação dos estudantes de licenciatura foram grandiosos, então não tem como negar isso", pontuou.

Mesa Pibid

Mesa-redonda reuniu professoras para discutir desafios do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Moema Gomes Moraes ressaltou ainda que o espaço de discussão foi importante para debater as dificuldades presentes na formação de professores para a educação básica e os limites que são impostos sobre quem atua na área. O debate girou também em torno de discussões teóricas acerca dos pensamentos de valorização dos conhecimentos científicos na formação do professor da educação básica. Além de trazer uma crítica à falta de reflexão sobre a prática pedagógica e a pesquisa sobre esse ato.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias CONPEEX PIBID