Abertura do Projeto Música no HC-capa

Projeto “Música no HC” promove bem-estar entre servidores

Em 13/08/18 15:32.

Iniciativa é uma parceria entre HC, SIASS e DAD da UFG para levar a música ao ambiente hospitalar com o intuito de amenizar o estresse que afeta servidores e empregados

Texto: Thalízia Ferreira

Fotos: Carlos Siqueira

Ouvir o som de uma música clássica no ambiente de trabalho pode torná-lo menos estressante e trazer bem-estar, interação e sociabilidade entre as pessoas. Com esse objetivo, teve início na última quarta-feira (8), o Projeto “Música no HC”, que promoverá, uma vez por semana, apresentações de músicos e musicoterapeutas pelos corredores e enfermarias do hospital, amenizando o estresse provocado pelo ambiente hospitalar que afeta a saúde de servidores e empregados.

O projeto é uma parceria entre Hospital das Clínicas da UFG (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) e Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas (DAD) da UFG. A abertura do projeto teve a apresentação dos músicos da Banda Juvenil de Goiânia, juntamente com o professor Francisco Vanderlei Alves dos Santos, que tocaram grandes nomes da música clássica, como Mozart, Bart Howard, Astor Piazolla e outros.

Banda Juvenil de Goiânia

Banda Juvenil de Goiânia e professor Francisco Vanderlei Alves dos Santos tocaram na abertura do projeto

Segundo João Francisco Martins e Silva, gestor do SIASS, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFG, o HC-UFG é o órgão da Universidade com maior índice de afastamento de trabalhadores por motivos de adoecimento, por isso foi escolhido para ser o primeiro órgão para dar início ao projeto. “O Hospital das Clínicas é o local da Universidade onde a saúde do trabalhador está mais em xeque. A música é universal, ela não tem língua, ela se comunica de qualquer forma com todos, seja pelo olhar, seja pelo tato e, principalmente, pela audição. Portanto, esse projeto pode trazer um alívio ao sofrimento do trabalhador, proporcionando-o um momento de descontração, um momento lúdico, em que ele pode sair da sua rotina para dar um pouco de atenção a si mesmo e ter um pouco de prazer durante o trabalho”, afirmou.

“Nós estamos em um ambiente que cuida das pessoas e a música também tem o poder de curar. Esperamos que, com esse projeto, possamos tocar o que temos de mais precioso, que é a alma, o sentimento e, assim, possamos promover o bem-estar e a saúde de todos que aqui trabalham”, ressaltou Rosângela Nunes Almeida de Castro, diretora da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DAD) da UFG.

Abertura do Música no HC

O superintendente do HC-UFG, José Garcia Neto, parabenizou a iniciativa dos setores envolvidos com esse projeto, que tem como instrumento a música. “A música, a musicoterapia e a terapia ocupacional já vêm sendo utilizadas em todos os centros médicos pelo mundo, nas terapias mais modernas, não só no processo de melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, mas também dos pacientes, pois ela consegue nos tocar e despertar em nós o nosso lado bom, o nosso lado sadio. Portanto, esse trabalho, que envolve áreas como a Psicologia do HC-UFG, o SIASS e a Escola de Música da UFG, trará inúmeros benefícios aos nossos profissionais e pacientes”, destacou.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFG, Everton Wirbitzki da Silveira, destacou a importância da parceria entre os serviços da Universidade e do HC. “O HC-UFG, que é um centro de saúde tão importante não somente para o estado de Goiás, mas também para todo o Brasil, merece a nossa atenção, portanto esperamos manter essa interface entre as ações da Universidade e o HC.”

pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFG, Everton Wirbitzki da Silveira

Pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFG, Everton Wirbitzki da Silveira

Para a Pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec) da UFG, Lucilene Maria de Sousa, que representou o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, esse projeto será um marco para o Hospital das Clínicas, pois irá transformar o ambiente hospitalar. “São ações que vêm adotar um conceito mais ampliado de saúde, que prevê o bem-estar físico e mental de pacientes e de trabalhadores. E a música permite transformar esses ambientes.”

As próximas apresentações ocorrerão no dia 20/08, às 09 horas, com o Grupo Oficina de Arte, e no dia 29/08, com professores e alunos da Musicoterapia da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. A jornalista Ana Flávia Pereira dos Santos, da Rádio Universitária da UFG, conversou sobre o projeto com a psicóloga Lidiane Amaral, da Divisão de Gestão de Pessoas do Hospital das Clínicas. Clique aqui para ouvir a entrevista.

O SIASS

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) foi criado em 2010 pela Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS) do Governo Federal e, na UFG, constituído em 2013. O órgão atua em três eixos principais –  Saúde e Segurança do Trabalho, Perícia Oficial em Saúde e Promoção da Saúde –  dentro dos quais são desenvolvidas ações de atenção à saúde do servidor, como avaliações periódicas, adicionais de periculosidade e insalubridade, acidentes de trabalho, perícias oficiais de servidores em situação de afastamento, que servirão para atestar sua frequência e para criar um perfil epidemiológico ao qual se baseiam as ações de promoção da saúde.

Fonte: Comunicação HC-UFG

Categorias: Última Hora