Reunião_Cnpq_capa

Comitê Externo do CNPq se reúne para avaliar projetos na UFG

Em 21/06/18 17:31.

Grupo avaliou avaliou o processo seletivo do Programa de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico (PICT)

Texto: Caroline Brandão

Fotos: Carlos Siqueira

Na última segunda-feira (18), o Comitê Externo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), uma equipe formada em grande parte por pesquisadores com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq de diversas regiões do Brasil, se reuniu na Agência de Inovação da Universidade Federal de Goiás (UFG) para avaliar o processo seletivo do Programa de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico - PICT - da UFG. Com a participação de pelo menos 32 pesquisadores do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e outros estados, a avaliação foi coordenada pela professora Rejane Faria Ribeiro Rotta, diretora de pesquisa e coordenadora do PICT, e por Jesiel Freitas Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG.

CNpq_reunião

A atividade é realizada todo ano após a avaliação do Comitê Interno. Entre os projetos estudados, estão os destinados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC); Programa Bolsas de Licenciatura (Prolicen); PIBIC Ações Afirmativas - para estudantes ingressantes por cotas -; o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o Programa Institucional de Voluntário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIVITI), além das bolsas destinadas ao Ensino Médio (PIBIC EM), e ao fundamental (PIBIC EF). A modalidade que possui mais estudantes beneficiários é o PIBIC, que atende 688 universitários.

Com 150 cursos, quatro regionais e cerca de 29.000 estudantes, o objetivo agora é que mais discentes inovem com os benefícios do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para que as bolsas PIBITI aumentem e gerem frutos, a universidade têm oferecido palestras. Os dados colhidos apontam cerca de 1.200 alunos presentes nas atividades. Outra iniciativa da UFG são os cursos oferecidos pelo CEI, o Centro de Empreendedorismo e Inovação, além de outros concursos, desafios, olimpíadas e festivais, como o Festival de Inovação pelas regionais, que seleciona os melhores estudantes para uma maratona tecnológica.

Categorias: Última Hora