Abril Verde capa

Abertura do Abril Verde prioriza combate ao assédio moral e sexual

Em 23/04/18 17:23.

Campanha conta ainda com uma série de palestras com foco na segurança no trabalho na UFG

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

As situações que caracterizam assédio moral e sexual e os meios disponíveis para denunciar essas práticas foram os temas em destaque na abertura da campanha Abril Verde na Universidade Federal de Goiás (UFG). Na palestra, realizada nesta segunda-feira (23/4) no auditório da Faculdade de Farmácia, a vice-reitora Sandramara Matias Chaves apresentou a resolução do Conselho Universitário (Consuni) nº 12/2017, que dispõe sobre o assunto. Sandrama também preside a Comissão Permanente de Acompanhamento de Denúncias e Processos Administrativos Relacionados à Questão de Assédio Moral, Sexual e Preconceito.

Consulte aqui a resolução nº 12/2017.

A vice-reitora destacou que o documento é um marco na história da Universidade e, mesmo recente, já trouxe benefícios. Um deles é o foco no processo pedagógico e formativo, que contribui para a prevenção de casos de assédio. "Esse trabalho intimida o agressor e fortalece a vítima no sentido de se manifestar. Queremos criar espaços na Universidade em que as pessoas possam ter mais segurança para trabalhar e uma convivência pacífica que proporcione mais qualidade de vida", destacou.

O coordenador de Assuntos Administrativos do gabinete da Reitoria, Eriberto Marin, reforçou a importância da resolução do ponto de vista legal. Atitudes que configurem assédio sexual, moral e preconceito podem ter efeitos administrativos, penais e civis. "Essas medidas se justificam pela necessidade de ambientes de trabalho mais saudáveis. É ver o outro como um ser humano igual em dignidade, com respeito e alteridade".

Abril Verde

Vice-reitora Sandrama Matias Chaves preside comissão que acompanha casos denúncias de assédio na UFG

Abril Verde
A campanha Abril Verde é uma mobilização nacional que tem como tema a segurança no trabalho. Na UFG, ela é realizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Pró-Pessoas) e pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass). Até o fim da semana, uma série de palestras abordará temas como combate a princípio de incêndio, acidentes de trabalho com material biológico e segurança em laboratórios.

Acesse aqui a programação completa.

Na abertura da campanha, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Everton Wirbitzki, explicou que as atividades fazem parte do esforço para a criação de uma cultura permanente de atenção à segurança e à prevenção de acidentes. De forma complementar, o gestor de Siass, João Francisco Martins, considerou que a campanha é importante por discutir temas que, no dia a dia, passam despercebidos.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Última hora