Abertura do Curso de Docência de 2018

Professores participam de Curso de Docência no Ensino Superior

Em 13/04/18 11:27.

Capacitação é oferecida a todos os docentes contratados pela instituição 

Fotos: Amanda de Oliveira
Texto: Letícia Rocha

 O Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) da UFG realizou, na última quinta-feira (12), a abertura do Curso de Docência no Ensino Superior da Universidade Federal de Goiás (UFG). Todos os professores que ingressaram na instituição no último ano estão participando da formação, a fim de se preparar para exercer o trabalho.

O evento contou com a presença do reitor Edward Madureira Brasil, que falou sobre o crescimento da instituição. Segundo o reitor, em 2006, o quadro de professores efetivos da UFG contava com cerca de 1000 professores doutores. Atualmente, pouco mais de 10 anos depois, o número dobrou. "Eu sempre pergunto qual instituição no estado de Goiás e no centro-oeste tem 2.200 doutores a sua disposição para pensar e contribuir em qualquer tema da sociedade", reiterou o reitor. 

Cerimônia de abertura

O Reitor Edward Madureira falou para a turma de novos professores da UFG sobre os avanços e desafios da instituição

Edward ainda comentou sobre o pagamento de mensalidade nas universidades públicas, sugerida em relatório publicado pelo Banco Mundial, e sobre a inviabilidade de colocar isso em prática. Falou ainda sobre a importância de nos unirmos para debater essa questão e evitar a privatização das instituições públicas. O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Everton da Silveira, também esteve presente na cerimônia e falou sobre a política de gestão de pessoas na UFG.  

A professora Ana Cristina Craz participou como representante da Associação do Sindicato dos Discentes (Adufg). Ela ressaltou a importância do curso e da carreira na docência. Relembrou ainda sobre sua época de militância, em que não era possível seguir carreira nessa área. "A formação de docência é extremamente importante porque não é só aprender técnicas didáticas, mas é entender o processo de transmissão de conhecimentos e esse processo de transmissão de conhecimentos é que faz a revolução." 

Curso

Capacitação tem objetivo de garantir o bom exercício da profissão

Após a cerimônia de abertura, os professores foram orientados pela coordenadora do curso e integrante da equipe de  DDRH, Camila do Nascimento, sobre o andamento das aulas e a estruturação geral do curso. O curso conta com seis encontros presenciais, que foram divididos em quatro módulos de ensino organizados em torno das práticas docentes e das políticas da Universidade. 

Categorias: Última Hora