Alunos confirmam presença em Encontro de Economia Solidária

Encontro debate cenário atual da Economia Solidária no país

Em 21/03/18 14:07.

Evento discutiu a atual crise do país e como a economia solidária pode cooperar para a melhoria desse cenário 

Texto: Letícia Rocha

Fotos: Carlos Siqueira

A cerimônia de abertura do 3° Encontro Goiano de Economia Solidária foi realizada na tarde da última terça-feira (20/3) no auditório da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE). A abertura do evento contou com a presença do ex-secretário da Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Previdência Social, Roberto Marinho Alves da Silva, que ministrou palestra sobre os “Desafios da Economia Solidária a partir do cenário político brasileiro atual”.

Durante sua fala, Roberto explicou a importância da economia solidária diante do atual cenário de crise e profunda desigualdade social no Brasil. Destacou a capacidade da sociedade de se autogerir, "sem necessariamente depender de um patrão". O professor ressaltou que a economia solidária valoriza o trabalho e é movida pelo sentimento de reciprocidade e não de competição.

O tema da palestra foi:  “Desafios da Economia Solidária a partir do cenário político brasileiro atual”.  

Ex-secretário de Economia Solidária do Ministério do Trabalho ministrou palestra na UFG

"Sozinha, a economia solidaria não vai a lugar algum nesse momento. Tem que ir para as frentes populares, tem que se articular com os movimentos sociais", relatou o professor, sobre o fomento desse setor. E frisou, novamente, a importância de que a sociedade apoie essa pauta como uma forma de também garantir o direito à cidadania e à democracia. 

Esteve presente também a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Lucilene Maria de Souza, que falou sobre a criação da Incubadora Social da UFG. A iniciativa surgiu em 2007, com o intuito de capacitar e apoiar aos catadores de materiais recicláveis de Goiânia e região. O encontro irá comemorar também os 10 anos de existência da Incubadora Social, na cerimônia de encerramento do evento, marcada para esta quinta-feira (22/3). 

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Última Hora