Posse FCS capa

Professoras assumem direção da Faculdade de Ciências Sociais

Em 09/01/18 16:18.

Izabela Maria Tamaso e Michele Cunha Franco ocupam a direção e vice-direção da unidade acadêmica

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Amanda de Oliveira

As professoras Izabela Maria Tamaso e Michele Cunha Franco assumiram nesta terça-feira (9/1) a direção e a vice-direção da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS/UFG) pelos próximos quatro anos. A cerimônia de posse, presidida pelo reitor Edward Madureira e pela vice-reitora Sandramara Matias Chaves, foi realizada no miniauditório do prédio das Humanidades, no Câmpus Samambaia.

"Esta é uma unidade constituída por pensadores, sejam docentes, sejam técnicos administrativos, sejam discentes de graduação ou pós-graduação, comprometidos com a justiça social e os direitos humanos. Aqui nesta unidade são debatidos e pesquisados alguns dos temas mais importantes para a sociedade que sonhamos, desejamos e lutamos", afirmou Izabela em seu discurso de posse, enfatizando que a FCS luta pela dignidade de todos, como as causas indígenas, quilombolas, pelos direitos das mulheres, pelos direitos das pessoas que constituem o grupo LGBT, entre outros.

A diretora lembrou do crescimento da unidade, que passou de um curso de graduação em Ciências Sociais para três cursos de Ciências Sociais, um de Museologia, um de Relações Internacionais, criou os programas de pós-graduação em Antropologia e Ciência Política, para além do programa de Sociologia. A unidade também abrigou o programa interdisciplinar em Performances Culturais.

Relembrando como foi acolhida no curso de Ciências Sociais, Izabela se comprometeu a retribuir com uma gestão "leve e competente". Junto à vice-diretora, garantiu trabalhar para consolidar uma unidade "vigorosa, viva, ativa e produtiva", com o uso e humanização dos espaços. "Queremos esse prédio cheio, vivo, ocupado por todos nós, pelos de dentro e pelos de fora da Universidade".

Posse FCS

Em seu discurso, Izabela Tamaso reforçou o compromisso da FCS com a justiça social e os direitos humanos

Desafios
O professor Djaci Davi de Oliveira, que deixa a direção da FCS, falou do desafio em assumir a unidade diante do corte de recursos, ressaltando a competência das colegas na busca de alternativas e desejando uma gestão com colaboração, compreensão e diálogo.

O reitor da UFG, Edward Madureira, também citou os recentes e lamentáveis episódios de desqualificação das universidades públicas brasileiras, que questionam essas instituições como espaço de debate – "razão de ser da universidade", segundo o reitor. "Precisamos estar preparados e unidos para enfrentar esses ataques", ressaltou. Edward colocou a Reitoria à disposição da nova direção da FCS, com o compromisso de promover maior aproximação entre a gestão central da UFG e as unidades acadêmicas.Posse FCS capa

Izabela Tamaso, Edward Madureira, Sandramara Matias Chaves, Djaci Oliveira e Michele Cunha

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora Posse