UFG inaugura Agência de Inovação do Parque Tecnológico Samambaia

Por Kharen Stecca. Criada em 18/12/17 11:59. Atualizada em 18/12/17 13:36.

Esse é o segundo prédio do Parque que já tem mais quatro obras planejadas e que devem começar a ser executadas em 2018

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Carlos Siqueira

A Universidade Federal de Goiás inaugurou no dia 18 de dezembro no Parque Tecnológico Samambaia a Agência de Inovação da UFG. O prédio de cerca de 1.500 metros quadrados custou cerca de 4 milhões e 800 mil reais e foi construído com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Na execução da obra, a UFG contou com a parceria da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e da Rede Goiana de Inovação (RGI).

Estiveram presentes o reitor da UFG, Orlando Amaral, o vice-reitor Manoel Chaves, pró-reitores, a Secretária Estadual de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, que representou o Governador Marconi Perillo, o Deputado Federal Daniel Vilela, o Secretário Municipal de Educação e Esportes, Marcelo Ferreira da Costa, que representou o prefeito Iris Rezende, a Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, Maria Zaira Turchi,e o Diretor Superintendente do Sebrae Goiás, entre outros representantes da UFG e de outras entidades.

UFG inaugura Agência de Inovação do Parque Tecnológico Samambaia

A pró-reitora de pesquisa e inovação da UFG, Clorinda Fioravanti, destacou a importância da obra para a inovação na UFG e em Goiás e ressaltou que a UFG já tem startups gerando 15 empregos. A presidente da Fapeg, Zaíra Turchi, agradeceu a assinatura de convênios durante o evento de inauguração e ressaltou que essas ações podem elevar o patamar do estado de Goiás. A Secretária Raquel Teixeira destacou a importância da Agência para valorizar a pesquisa e a ciência em Goiás e reiterou a necessidade da universidade ser um espaço que antecipa o futuro e prepara a sociedade para ele.

UFG inaugura Agência de Inovação do Parque Tecnológico Samambaia

O reitor da UFG, Orlando Amaral, que realizou a última inauguração de seu mandato destacou o crescimento da UFG ao longo da história e o papel dos gestores da universidade em dar continuidade à execução de projetos que muitas vezes começam a ser gestados anos antes, como é o caso do Parque Tecnológico que já era pensado durante o mandato da professora Milca Severino, que também esteve presente na solenidade. Ele agradeceu o apoio do estado de Goiás, por meio da Fapeg e também em iniciativas diretas e dos deputados federais que destinaram ao Hospital das Clínicas (HC/UFG) emendas parlamentares que permitirão finalizar a obra do prédio de internações que oferecerá 600 leitos e tornará o HC o maior hospital universitário do país.

Convênios

Na oportunidade também foram assinados diversos convênios entre UFG e Fapeg: Cooperação técnica e acadêmica para a estruturação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Fármacos, Medicamentos e Cosméticos – FARMATEC, no valor de R$ 2.750.000,00; Cooperação técnica e acadêmica para estruturação do Centro Avançado de Diagnóstico de Câncer de Mama, no valor de R$ 2.294.000,00; Cooperação Técnica e acadêmica para apoio financeiro ao projeto de pesquisa “Produção de alimentos seguros e segurança alimentar: análise do uso de defensivos agrícolas no Estado de Goiás, com foco na produção de tomate de mesa - defensivos agrícolas’, no valor de 1 milhão de reais; e Cooperação Técnica e acadêmica para apoio financeiro ao projeto de pesquisa “Manejo de irrigação da cultura e tomate industrial no Estado de Goiás”, no valor de R$ 534.600,00. O total de investimentos com esses convênios é de mais de 9 milhões de reais.

O novo prédio possui mais de 1,5 mil metros quadrados e abriga a seguinte estrutura: Secretaria e Coordenação da Agência de Inovação, Escritório de Transferência de Tecnologia, Escritório de Propriedade Intelectual, Secretaria e Direção do Parque Tecnológico Samambaia, nova unidade do Centro de Empreendedorismo e Incubação da Regional Goiânia, salas de reuniões, um auditório, um laboratório aberto de fabricação digital e empresas de base tecnológica que mantenham projetos de PD&I com a UFG.

Categorias : Última hora Inauguração Agência de Inovação