Capa segurança

PM e seguranças da UFG discutem ações na Universidade

Em 16/11/17 11:05.

Objetivo do encontro é elaboração de protocolo de ações direcionadas ao ambiente acadêmico

Texto: Carolina Melo

Fotos: Ana Fortunato

O primeiro encontro entre policiais militares e seguranças da UFG para a definição do Protocolo de Segurança na Universidade ocorreu nessa quinta-feira (16/11). A reunião faz parte de uma série de medidas que visam à definição da atuação conjunta e integrada da patrulha universitária especialmente do Câmpus Samambaia da UFG.

Durante o evento, o reitor Orlando de Amaral comemorou a parceria, vista como uma oportunidade para se criar um procedimento de trabalho sincrônico, com ações compartilhadas. “Vou entregar o meu mandato sabendo que consegui fazer a integração para a garantia de segurança na Universidade. Todos sairão ganhando, inclusive a corporação, que terá acesso às redes de pesquisas e aos aplicativos de seguranças desenvolvidos pela instituição acadêmica”, afirmou o reitor, que disse já perceber os resultados positivos da parceria.

Segurança UFG

Reitor Orlando Amaral valorizou os esforços conjuntos pela garantia da segurança no ambiente universitário

Assim como explicou o chefe de segurança institucional, Elias Magalhães, a patrulha universitária da PM será acionada, quando necessário, pelos seguranças da UFG, que recebem informações por meio do aplicativo Minha UFG. O aplicativo permite que as denúncias sejam realizadas no momento da ocorrência, garantindo a identificação do posicionamento correto do denunciante. “As informações também permitem que os seguranças criem os boletins de ocorrências online, que podem contribuir para a elaboração de estatísticas e identificação de manchas vermelhas para uma atuação de segurança mais efetiva”, disse. Outra ação já firmada são as rondas da patrulha universitária dentro do câmpus, com o objetivo de inibir assaltos, furtos e o tráfico de drogas.

Na avaliação do diretor do Centro de Gestão do Espaço Físico da UFG (Cegef), Marco Antônio de Oliveira, que fez parte da comissão que elaborou a Política de Segurança da UFG, o encontro entre a PM e seguranças da UFG é uma importante oportunidade para a troca informativa, que vai possibilitar o reforço da segurança institucional. “A ação conjunta vai garantir uma atuação diferenciada da PM no espaço universitário, a partir da integração com os seguranças da instituição”. Segundo ele, ainda serão realizadas reuniões com a comunidade acadêmica e, posteriormente, com os estudantes e lideranças estudantis.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última Hora