Cafe da manhã com parlamentares

Parlamentares goianos visitam obras do novo Hospital das Clínicas

Em 02/10/17 11:46.

Café da manhã reuniu bancada federal goiana, responsável pela destinação de recursos de emendas para a construção do prédio

Cafe da manhã com parlamentares

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

Parlamentares da bancada goiana no Congresso Nacional estiveram na manhã desta segunda-feira (2/10) nas obras do novo prédio do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O café da manhã oferecido pela Reitoria da UFG teve como objetivo apresentar o estágio atual de construção do que será o maior hospital de uma universidade federal brasileira. A maior parte dos recursos para a obra é proveniente de emendas da bancada goiana.

Participaram do evento o senador Ronaldo Caiado e os deputados federais Alexandre Baldy, Delegado Waldir, Daniel Vilela, João Campos e Pedro Chaves. Também esteve presente o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Paulo Barone. Depois do café da manhã, eles visitaram as obras do hospital e puderam conferir o andamento da construção.

Destacando o porte da obra – a maior já realizada na UFG –, o reitor Orlando Amaral agradeceu o apoio dos parlamentares e a compreensão da importância da alocação de emendas para o novo HC. Desde o início da obra, em 2002, cerca de R$ 130 milhões foram provenientes deste tipo de recurso. Os orçamentos da UFG e da Ebserh respondem por outros R$ 20 milhões investidos.

Com 20 andares e 600 leitos, a construção encontra-se em estágio avançado e a previsão é de que seja concluída no fim de 2018. No encontro desta manhã, o reitor da UFG deixou um novo ofício com os parlamentares, reforçando a importância de continuar a parceria para equipar o hospital depois da conclusão da obra.

O superintendente do HC, José Garcia Neto, lembrou que alguns equipamentos de última geração que já são utilizados no hospital também foram adquiridos com recursos de emendas parlamentares. Ressaltou ainda que o novo prédio contribuirá não só para o atendimento à população, com uma capacidade cinco vezes maior, mas também para o ensino, consolidando a Faculdade de Medicina da UFG como uma das melhores do país, como recentemente foi atestado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Parlamentares goianos visitam obras do novo Hospital das Clínicas

Medicina nas Regionais
Para o secretário da Sesu/MEC, Paulo Barone, a construção do novo HC é um exemplo da aproximação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, por meio de seus representantes. Reconhecendo as dificuldades orçamentárias, ele garantiu que há disposição de atender com critérios às demandas das universidades.

Na ocasião, o secretário confirmou a liberação de recursos para a conclusão das obras da biblioteca e da Faculdade de Medicina da Regional Jataí e para a continuidade das obras do Câmpus de Aparecida de Goiânia. Paulo Barone também indicou o compromisso de destinar recursos e alocar vagas para dar início ao curso de Medicina na Regional Catalão.

Falando em nome dos deputados federais, o deputado Pedro Chaves afirmou que a destinação da emenda de bancada para as obras do HC foi uma decisão unânime entre os parlamentares goianos. O senador Ronaldo Caiado, falando pelos demais senadores goianos, também ressaltou essa concordância em relação à destinação dos recursos. "A educação é algo que nos motiva. É um orgulho termos uma medicina que é referência para o país", comemorou, ressaltando a importância do ensino e da formação dos profissionais tanto no aspecto técnico quanto no ético e moral.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: HC/UFG Última Hora