Capa notícias_EP 2024.png

Espaço das Profissões UFG 2024

: Universidade Federal de Goiás - Câmpus Samambaia (consultar a programação)

: 23 a 24 de Abril 2024

Espaço das Profissões 2024 - e-mail marketing

Espaço das Profissões UFG 2024

A escolha de um curso de graduação é um desafio para qualquer pessoa. Para minimizar erros nesta decisão e apresentar o universo de oportunidades disponíveis, a Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza mais uma edição do Espaço das Profissões 2024. O evento, já tradicional da instituição, tem a expectativa de receber milhares de pessoas nos dias 23 e 24 de abril, no Câmpus Samambaia. O Espaço das Profissões é uma oportunidade para que os estudantes de ensino médio possam ter contato direto com a comunidade de estudantes e docentes da Universidade, conhecer oportunidades de pesquisa, assistência estudantil e mercado de trabalho do seu curso de interesse. Os espaços estarão abertos das 9h às 19 horas, dia 23, e das 9h às 17h, no dia 24, e o acesso ao evento é gratuito.

A pró-reitora adjunta de Graduação, Heliny Carneiro, destaca que esse ano a programação será enxuta, mas muito interativa. “Os participantes poderão participar de rotas específicas de seu interesse, nas áreas de cultura, ciências e artes. Sendo instigados ao conhecimento e proporcionando viver o ambiente necessário para descobrir o universo da Universidade. O Espaço das Profissões é uma oportunidade imperdível para todos os que querem estudar na UFG”, destacou.

O que você quer ser na UFG?

Durante o evento, cada um dos cursos da UFG irá apresentar detalhes da formação acadêmica e profissional para os interessados. As salas interativas irão se concentrar no Centro de Aulas A, no Câmpus Samambaia, mas também em laboratórios ou espaços específicos dos cursos.  Além disso, serão realizadas palestras sobre as opções de graduação, que acontecerão sempre no período vespertino. “Uma novidade desse ano foi que retomamos as Rotas de Ciências, Cultura e Arte. Os visitantes poderão conhecer de perto espaços que vão desde o Museu de Informática até conferir uma roda de choro na Escola de Música e Artes Cênicas”, exemplificou a pró-reitora.

Os participantes já podem consultar a programação com antecedência e organizar a melhor logística para sua visita à UFG, visando conhecer ao máximo as opções que estão disponíveis. Conheça os cursos da UFG

Atividades interativas

A programação das salas interativas foi pensada com o objetivo de permitir a maior interação possível entre os participantes, por isso, o Centro de Eventos da UFG ficará repleto de opções interativas para que os participantes conheçam, não só a graduação, mas também as oportunidades de pesquisa, assistência estudantil, cultura e extensão.

O estande de Pesquisa e Inovação contará com a participação da rede de laboratórios Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo (IPELab), que levará impressora 3D, canetas 3D, óculos VR (realidade virtual), entre outras peças de prototipagem produzidas nas próprias unidades. Já o Herbário e o Museu Antropológico da UFG permitirão aos estudantes ter acesso a peças do seu acervo, pesquisas e contato direto com as atividades práticas da área.

Já para permitir a aproximação entre pós-graduação e ensino básico, será realizada a Mostra de Divulgação Científica e de Popularização da Ciência para a Educação Básica. os alunos visitantes poderão interagir com experimentos e conhecer as pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas e as possíveis aplicações que elas podem representar para a sociedade.

Universidade Federal de Goiás e formas de ingresso

A UFG conta com 108 cursos de graduação e uma comunidade de mais de 25 mil estudantes. Criada em 1960, a universidade é referência em pesquisa e extensão, mas, acima de tudo, tem trabalhado para que o ensino seja priorizado e valorizado, como sua função primeira e fundamental. “Nos pautamos em valores democráticos e de promoção da justiça social, visando socializar o saber e formar profissionais capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade”, defendeu o pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade.

No último ano a UFG ofertou 4.494 pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona estudantes para instituições de ensino superior a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) . A seleção ocorre geralmente no início do ano, em datas determinadas pelo Ministério da Educação. Os candidatos devem estar atentos aos prazos, especialmente da inscrição do Enem e se atentarem para escolher a UFG como sua instituição de interesse.

Espaço das Profissões UFG 2024
Data: 23 e 24 de abril de 2024 (terça-feira e quarta-feira)
Horários: 9h às 19 horas (dia 23) e das 9h às 17h (dia 24)
Local: Universidade Federal de Goiás, Câmpus Samambaia, Goiânia