Colóquio do IF - Arte Roberto Pena 1-6-22

Colóquio do IF "O Brasil e a Bomba Atômica : O Brasil na ordem nuclear global 1945 – 2018"

: Anfiteatro do Instituto de Física - Câmpus Samambaia - Regional Goiânia

: 01 de Junho 2022 às 12:30

Colóquio do IF - Arte Roberto Pena 1-6-22

Colóquio do IF aborda a questão nuclear no Brasil
Evento será realizado no dia 1 de junho de 2022, presencialmente, e com transmissão on-line

O Instituto de Física (IF) da UFG realiza no dia 1 de junho de 2022 o colóquio "O Brasil e a Bomba Atômica - O Brasil na ordem nuclear global 1945 – 2018". A palestra abre a agenda de eventos do semestre letivo de 2022/1 e será ministrada pelo professor Carlo Patti, do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade. A programação inicia às 12h30, no Anfiteatro do IF, com transmissão pelo canal do Instituto no YouTube. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 30 de maio no link: www.even3.com.br/coloquiobomba. A participação vale certificado mediante comprovação de presença no evento.

Autor do livro Brazil in the Global Nuclear Order, 1945-2018, Carlo Patti discutirá sobre as razões que levaram o Brasil a renunciar à possibilidade de desenvolver uma arma atômica e a aceitar as normas de não-proliferação de armamentos nucleares. A obra foi lançada pela editora da Johns Hopkins University Press, de Baltimore, nos Estados Unidos, em 2021.

No colóquio, será também discutido como o Brasil, fortemente influenciado pelas políticas estadunidenses de não-proliferação, cooperou com muitos países e estabeleceu um programa nuclear secreto.

O trabalho do professor baseia-se tanto em entrevistas com ex-presidentes, diplomatas e cientistas quanto em documentos oficiais, que até recentemente estavam sob sigilo. Os dados são de arquivos públicos e privados de oito diferentes países.

Palestrante

Doutor em História das Relações Internacionais pela Universidade de Florença (Itália), Carlos Patti é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFG e também atua no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da universidade e no doutorado em História, Estudos Internacionais e Bens Culturais da Universidade de Cagliari, na Itália. Ele é pesquisador permanente do Nuclear Proliferation International History Project baseado no Woodrow Wilson Center de Washington (Estados Unidos).

Fonte: IF UFG