Workshop desafios para o monitoramento de Carbono nas pastagens Brasileiras

Workshop desafios para o monitoramento de Carbono nas pastagens Brasileiras

Evento

: Canal do Lapig no Youtube (www.youtube.com/c/LAPIGUFG/featured)

: 27 de Outubro 2021 às 09:00

As pastagens têm grande relevância social, ambiental e econômica no Brasil, ocupando cerca de ¾ da área cultivada, e influenciando a vida de milhões de pessoas, tanto pela produção de alimento (carne, leite, etc.) quanto pelos impactos ambientais advindos do uso. Devido ao manejo inadequado, uma porção significativa das pastagens apresenta-se com características de degradação. De modo que, compreender seu funcionamento pode contribuir para ganhos de eficiência nesta classe de uso da terra, gerando benefícios socioambientais. 

Nesse contexto, foi desenvolvida uma ferramenta que possibilita estudar a dinâmica de carbono e nitrogênio em ecossistemas através de modelo baseado em processos em escala regional. Isto foi possível através da integração entre banco de dados edafoclimáticos georreferenciados e o modelo CENTURY. 

Com o intuito de agrupar as iniciativas existentes e promover a discussão sobre estudo da dinâmica de carbono no Brasil, estamos organizando o workshop “Desafios para o monitoramento de Carbono nas pastagens brasileiras", para o qual temos o prazer de convidá-los. 

Este será um importante momento para pesquisadores compartilharem suas experiências e debaterem sobre os desafios e oportunidades relacionados a esse tema, de forma a promover a colaboração e interação entre grupos de pesquisa. 

Para mais informações acesse: bit.ly/WorkshopCarbono

Workshop desafios para o monitoramento de Carbono nas pastagens Brasileiras