Anemia Infecciosa Equina

EVZ promove seminário sobre anemia infecciosa equina

: Auditório da Pós-Graduação da EVZ - Câmpus Samambaia

: 29 de Junho 2017 às 13:00

O Setor de Medicina Veterinária Preventiva do Departamento de Medicina Veterinária da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (EVZ/UFG) promove, no dia 29 de junho de 2017, um Seminário sobre Anemia Infecciosa Equina (AIE). O evento será realizado a partir das 13h, no auditório da Pós-Graduação da EVZ, no Câmpus Samambaia. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local.

O Brasil possui o maior rebanho de equinos na América Latina e o terceiro mundial. Somados aos muares e asininos são oito milhões de cabeça, movimentando R$ 7,3 bilhões na economia nacional. O rebanho envolve mais de 30 segmentos, distribuídos entre insumos, criação e destinação final, e compõe a base do chamado complexo do agronegócio cavalo, responsável pela geração de 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos.

Entretanto o desenvolvimento do setor equídeo no Brasil apresenta entraves, dentre eles de caráter sanitário, está a Anemia Infecciosa Equina (AIE). É uma doença infecciosa cosmopolita dos equídeos que constituem problema grave para a equideocultura devido às perdas econômicas, causada por vírus, o qual uma vez instalado no organismo do animal nele permanece por toda a vida, mesmo quando não manifesta sintomas. O animal doente é o principal elo na cadeia de transmissão. Torna-se portador permanente da doença, sendo fonte de infecção.

Inscrições e entrega do material

Médico Veterinário Wendel Amaral de São de Bernardo – MAPA/Goiânia-GO
- Situação da AIE no Brasil
Médica Veterinária Luana Batistella Palhais - AGRODEFESA/Goiânia-GO