Container Data Center

Hospital das Clínicas inaugura Contêiner Data Center

: Hospital das Clínicas

: 03 de Maio 2016 às 11:00

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) receberá, nesta terça-feira (03/05), às 11h, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Newton Lima, para a inauguração do seu contêiner Data Center, um projeto da Ebserh para a modernização do ambiente de Tecnologia da Informação nos hospitais universitários federais (HU’s) pertencentes à rede.

A inauguração será realizada às 11 horas, no auditório do ambulatório de Dermatologia do HC-UFG e, posteriormente, o superintendente do HC-UFG, José Garcia Neto, juntamente com o reitor da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral, o presidente da Ebserh, Newton Lima, e demais autoridades presentes visitarão o local onde foi instalado o contêiner. O Data Center da Ebserh é uma solução modular de rápida instalação, longa durabilidade e tolerante a desastres, sendo econômica em relação a salas convencionais.

A instalação dos contêineres Data Centers nos HU's visa solucionar, de uma maneira geral, deficiências nas instalações de infraestrutura de TI destes hospitais, que não possuem capacidade para suportar os requisitos essenciais para o atendimento das demandas do constante desenvolvimento tecnológico na área da saúde.

O contêiner instalado no HC-UFG terá capacidade para seis racks para os ativos de rede, um grupo moto gerador individual, um sistema completo de refrigeração por precisão, indispensável para a garantia de maior vida útil das máquinas; sistema de detecção e alarme de incêndio com detecção prematura, sistema de combate a conflagração com gás, circuito fechado de televisão para monitoramento (CFTV) e interconexão com o hospital através de conexões em fibra ótica. O investimento no HC-UFG foi da ordem de R$1,8 milhão de reais.

De acordo com o diretor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação da Ebserh, Cristiano Cabral, esta solução permite, além da garantia de padronização do ambiente de data center, a implantação desta estrutura sem a necessidade de utilização ou reforma de espaço nos prédios, diminuindo o tempo de implantação e eliminando os transtornos causados por obras internas aos prédios da instituição.

Segundo Cristiano Cabral, com a implantação dos Contêineres Data Centers, diversas dificuldades, antes apontadas como barreiras para a evolução tecnológica dos HU’s, puderam ser transpostas. São elas: fraca alimentação da rede elétrica, estrutura de cabeamento de rede precária e instável, vulnerabilidade dos equipamentos de TI, falta de controle de acesso, falta de redundância dos links e sistemas, falta de integração das redes físicas e lógicas, falta da integração entre os próprios hospitais e a sede, monitoramento direto de servidores e ambientes inexistentes, e propensão à ocorrência de desastres. Além disso, o combate à vulnerabilidade do ambiente tecnológico foi um fator determinante para a otimização de recursos, mantendo os ativos alheios à precariedade estrutural dos Hospitais Universitários.

Para o chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do HC-UFG, Alexsandro Beserra Bastos, há muito tempo o hospital tem lutado para construir um ambiente adequado para manter seus equipamentos, sistemas, dados e informações protegidos e sempre disponíveis para uso. “Agora este sonho se tornará realidade com este projeto inovador que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), através da Diretoria de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (DGPTI) nos presenteia: um datacenter moderno, seguro e com alta disponibilidade para oferecer seus serviços aos usuários do hospital”, avalia Alexsandro.