Capa Espaco valida

Espaço das Profissões aproxima graduação e Ensino Médio

在 19/06/17 16:46 上。

Palestras, espaços interativos e atividades culturais apresentam a Universidade e seus cursos, auxiliando na escolha da futura profissão

Texto: Luciana Gomides

Fotos: Adriana Silva

A angústia que envolve definições de futuro atinge a maior parte dos estudantes de Ensino Médio, que se sentem pressionados a tomar decisões em uma idade tão precoce, principalmente relacionadas à profissão. Auxiliando nesse processo de escolha e aproximando alunos do Ensino Médio do ambiente universitário, a Universidade Federal de Goiás (UFG) sedia, a partir dessa segunda-feira (19/6), o Espaço das Profissões. Recebendo estudantes de escolas públicas e particulares de todo o estado, o evento tem como objetivo apresentar os cursos de graduação ofertados pela Instituição.

Palestra Direito

Alunos de escolas públicas e privadas assistem palestra no Espaço das Profissões

Na programação do evento, palestras, espaços interativos e atividades culturais promovem a divulgação dos cursos de graduação da UFG, permitindo que os visitantes conheçam suas matrizes disciplinares, laboratórios e possibilidades profissionais. Alunos do curso de Matemática, acompanhados pela professora Jaqueline Araújo, apresentaram os projetos do Laboratório de Educação Matemática (Lemat), que incluem ferramentas educacionais para alunos com deficiências intelectual, auditiva e de visão. “As pesquisas desenvolvidas no Lemat estão disponíveis para educadores das redes pública e privada, por meio de visitas ao câmpus ou às próprias escolas”, informou a docente.

Lemat

Exposição das atividades do Lemat

Na palestra geral, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) abordou aspectos institucionais, como cursos, câmpus (incluindo as regionais), canais de comunicação e formas de ingresso. Cursos de graduação, como Direito e Odontologia, também promoveram reuniões abertas com os visitantes, mencionando grades curriculares, perfis profissionais e possíveis áreas de atuação. As alunas Isabella Cristhina e Mariana Tavares, aguardavam, ansiosas, as palestras dos cursos de Direito e Medicina, que configuram entre suas prováveis escolhas. “Ainda tenho dúvidas sobre qual escolher, mas, acho que o Espaço pode me guiar”, comentou Isabella. Já Aryane Moura, de Jandaia, já sabe em qual graduação ingressar. “Quero fazer Pedagogia, vou aproveitar para conhecer melhor”, explicou.

Prograd

Prograd ministra palestra abordando aspectos institucionais da Universidade

Pedro Sergio

Professor Pedro Sérgio dos Santos ministra palestra sobre o curso de Direito

Isabella e Mariana

Isabella Cristhina e Mariana Tavares, alunas do Ensino Médio em visita ao Espaço das Profissões

As faculdades e centros de aula da UFG  também abrigam espaços interativos, nos quais os alunos poderão entender, in loco, como funcionam os respectivos cursos de graduação, em conversas com discentes e professores. Já o Centro de Eventos concentra palestras e stands de instituições como o Instituto Euvaldo Lodi, além de projetos desenvolvidos pela Universidade, a exemplo do Planetário e Núcleo de Robótica (Pequi Mecânico). Complementando as atividades oferecidas pelo evento acontecem ainda diversas apresentações culturais.

Planetario

Alunos visitam stand do Planetário UFG, exposto no Centro de Eventos

KrigH

Krig-Ha Trio se apresenta no palco aberto do Centro de Eventos

O evento

A programação do Espaço das Profissões se estende até amanhã (20/6) e todos podem participar, sem inscrições prévias. Vale lembrar que todas as atividades são gratuitas. Maiores detalhes podem ser acessados aqui.

资源: Ascom UFG

类别: Última hora Espaço das Profissões 2017