Atividade DEI 02

Educação física na educação infantil: ensinando basquete

On 01/12/16 17:04 .

Atividade realizada pela Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) apresentou o basquete para crianças de até quatro anos

Texto: Vinícius Paiva

Fotos: Carlos Siqueira

Com o objetivo de desconstruir o mito de que criança pequena não pode praticar esportes, a Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da UFG promoveu na última quinta-feira (1/12), no Centro de Esportes Samambaia, um encontro entre alunos de graduação do curso de Educação Física e as crianças de um a quatro anos do Departamento de Educação Infantil (DEI). Os pequeninos acompanharam um jogo de basquete entre os estudantes e logo depois, entraram em quadra para se divertirem e participarem de atividades de integração.

A supervisora de Estágio da FEFD, Rubia-Mar Nunes Pinto, destaca que o objetivo do encontro não é ensinar as crianças a aprenderem a jogar determinado esporte, mas sim oferecer conhecimento sobre o basquete e estimular os aspectos físicos, morais e intelectuais que ele pode proporcionar para a faixa etária delas. “Queremos trabalhar o contexto esportivo. As possibilidades de movimento dentro de quadra, o contato físico com a bola, a relação de amizade e companheirismo com o outro amiguinho que está jogando também, entre vários outros sentidos que podem ser explorados”, afirmou.

Atividade DEI 01

Estudantes de Educação Física monitoraram as crianças durante as atividades

De acordo com a professora, estimular a infância com a prática de brincadeiras, esportes e outras atividades recreativas é responsabilidade não só da escola, mas também dos pais. “Dá para improvisar de diversas maneiras. Para jogar basquete, por exemplo, não precisa de uma bola oficial e nem um cesta cara. Qualquer bolinha simples e um aro de bicicleta amarrado no quintal já pode ser motivo de diversão e desenvolvimento corporal por parte da criança”, afirmou a docente, que completou ainda: “todo mundo precisa brincar junto”.

Atividade DEI 03

dei

Crianças são apresentadas ao basquete em atividade que integrou alunos de graduação e crianças do Departamento de Educação Infantil

Quelle: Ascom UFG