Seminário destaca necessidade de projetos de extensão para formação acadêmica

In 20/10/15 23:30 .

Até 2024, 10% da carga horária dos cursos de graduação será preenchida com atividades de extensão

Texto: Anna Carolina Mendes

Fotos: Carlos Siqueira

Com o tema Produção Intelectual da Extensão: Revista UFG, o seminário realizado no segundo dia do 12º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex), esclareceu pontos importantes sobre projetos de extensão executados entre universidade e a sociedade. As professoras Giselle Ottoni, da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, e Estelamaris Monêgo, da Faculdade de Nutrição, apresentaram novidades sobre como escrever artigos de extensão para serem publicados na Revista UFG.

Para Giselle Cândido, atividades de extensão são indispensáveis para a formação acadêmica, visto que o conhecimento vai muito além do ambiente da Universidade: “Existem coisas que não são ensinadas na academia”, declarou. A professora acredita que os estudantes que realizam trabalhos de extensão durante a graduação ou pós-graduação tornam-se melhores profissionais e cidadãos.

Troca de saberes

Giselle Ottoni apontou que, além de prevista na Constituição, a extensão dentro da Universidade faz parte do projeto pedagógico de cada curso: “Até 2024, na graduação, 10% da carga horária será destinada a atividades de extensão”, adiantou. Além de levar conhecimento para a academia, tais ações contribuem com a comunidade pesquisada, em uma relação de troca de saberes. Para atingir este objetivo, é necessário o diálogo eficaz e permanente com a sociedade. Além disto, conhecer o público-alvo e ter clareza nos objetivos da pesquisa também são importantes na elaboração de um plano de ação.

Estelamaris Monego, nova editora-chefe da Revista UFG, mostrou as novidades para a publicação de artigos na plataforma. Criada em 1999, a Revista é aberta para que todos possam divulgar suas pesquisas. A editora chamou a atenção para os requisitos na publicação, como a condição de que pelo menos um autor tenha doutorado. “Publicar artigos de extensão na Revista UFG exige o mesmo rigor científico do que em outros periódicos”, destacou.

Conheça as atividades de extensão da UFG

Fonte: Ascom/UFG

Categorie: Última hora Conpeex 2015 Extensão e Cultura