Semana do Museu

Museu Antropológico da UFG tem atividades programadas até domingo, dia 24/05

Texto: Anna Carolina Mendes

Fotos: Caroline Almeida

A 13ª Semana de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e comemorada em todo o Brasil, acontece também no Museu Antropológico (MA) da UFG, com atividades programadas até domingo, dia 24/05. A abertura oficial da programação aconteceu na noite da última segunda-feira, 19/05, com o  lançamento do processo de elaboração do Plano Museológico do MA e uma mesa-redonda sobre o papel dos museus na atualidade e a forma a que se propõe a Museologia.

A diretora do MA, Dilamar Cândida Martins, participou do evento e explicou a elaboração do Plano Museológico. Segundo ela, desde o ano passado o Museu tem repensado um planejamento estratégico para suas ações."Foi a partir de uma consulta pública sobre a percepção da população das atividades do MA que a elaboração do plano teve início. Após esta etapa, foi formada uma comissão composta por professores do curso de Museologia Faculdade de Ciências Sociais e servidores do Museu", informou.

Para Dilamar Cândida Martins, além de identificar a missão da instituição, o plano definirá diretrizes para quatro programas de atividades: Fomento, Institucional, Salvaguarda e Comunicação. "O trabalho da comissão formada tem como base antigos planos de ação do MA. A apresentação do documento está prevista para setembro de 2015", completou a diretora.

Dilamar Cândida Martins

Dilamar Cândida Martins explicou a elaboração do Plano Museológico

Mesa-redonda

Os professores da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da UFG, Camila Azevedo Wichers e Cleito Pereira dos Santos, mediados pelo professor Glauber Guedes Ferreira de Lima, discutiram o papel dos museus na formação da consciência das sociedades, na mesa-redonda Museus, Cultura e Sustentabilidade.  Ao final, os participantes conversaram com os debatedores.

Luis Felipe, estudante de Museologia na UFG, acredita que a relação entre os museus e sustentabilidade é muito discutida em sala de aula: “Estudamos bastante sobre ecomuseus, que são museus que possuem relação com a comunidade do entorno, a própria comunidade trabalha no museu”. Para ele essa concepção do que é o museu evita que este fique parado.

Atividades da 13ª Semana de Museus no MA

As exposições Lavras e Louvores e Museu Antropológico 45 anos estarão abertas para visitação durante a programação especial da 13ª Semana de Museus. Para a comunidade acadêmica, a programação contará com palestras, oficinas e mesas-redondas até o dia 22 de maio, sexta-feira.

Fonte: Ascom/UFG

Categorie: museu antropológico Semana dos Museus Última hora Destaque