Ranking_Xangai_2023_Top_1000

UFG é a 16ª melhor universidade do Brasil pelo Ranking Xangai 2023

Em 23/08/23 15:14.

Em termos mundiais, UFG está na mesma posição da Universidade de Coimbra e Universidade do Chile

Texto: Versanna Carvalho

O Academic Ranking of World Universities (ARWU) 2023, conhecido como Ranking Xangai, mostra que a Universidade Federal de Goiás (UFG) permanece na faixa 901-1000 entre as melhores universidades do mundo, de um total de 2.500 instituições participantes. Quando se observam os dados considerados na classificação, é possível verificar avanços, refletidos no fato de a UFG, no âmbito nacional, ter passado da faixa 18-21 na qual ocupava a 20ª posição na avaliação do ano passado para a faixa 15-18 (16ª colocação) neste ano.

No Ranking Xangai, os critérios de avaliação são divididos em quatro grandes categorias: qualidade da educação, com peso 10% (consideram número de ex-alunos ganhadores de prêmios Nobel e medalhas Fields); qualidade do corpo docente, peso 40% (professores/pesquisadores vencedores de prêmios Nobel e medalha Fields; professores/pesquisadores altamente citados); pesquisa, peso 40% (sendo 20% para o número de trabalhos publicados na Nature e Science; e 20% para o número de artigos indexados no Science Citation Index-Expaned e no Social Science Citation Index); desempenho per capita da instituição, com peso 10%.

Os dados sobre o desempenho da UFG no Academic Ranking of World Universities (ARWU) 2023 foram analisados pela Diretoria de Estudos Estratégicos da Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (DEE/Secplan/UFG). Segundo o diretor da DEE, Paulo Henrique Cirino Araújo, “novamente, no ranking, foi reconhecida a produção científica na área de Ecologia da UFG. Se o ranking fosse elaborado por esse critério, a UFG estaria entre as 300 instituições de ensino superior (IES) mais relevantes do mundo”.

Mundo

Durante a análise dos critérios de avaliação pela Secplan, ficou constatado que, no mundo, a UFG está na mesma posição da Universidade de Coimbra (Portugal), Universidade do Chile (Chile) e Universidade Cote d’Azur (França). No recorte nacional do ranking, a UFG está na faixa 15-18, próxima da Universidade Federal do Ceará (UFC), que ocupa a 15ª colocação; da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a 17ª; e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na 18ª posição.

Nos primeiros lugares estão Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

“Vale ressaltar que as únicas IES da região Centro-Oeste do Brasil que foram posicionadas no Ranking Xangai foram a UnB, a 10ª no ranking nacional e 701-800 no ranking mundial, e a UFG”, diz o diretor de Estudos Estratégicos da Secplan.

Paulo Henrique comenta que o ARWU só avalia instituições que tenham publicações na Nature e na Science ou vencedores de prêmios Nobel e medalhas Fields. “Se não tiver, não entra. Outros rankings internacionais de prestígio como o QS [QS World University Rankings, publicado pela editora Quacquarelli Symonds (QS)] e o THE [World University Ranking, da Times Higher Education (THE)] não colocam essa condição. Para nós da UFG, estar no Ranking Xangai significa muito, pois não é qualquer instituição que é avaliada, mas somente aquelas que têm a primazia na ciência e no ensino”.

De acordo com a Secplan, os rankings internacionais são avaliações cada vez mais importantes na definição dos fluxos de mobilidade acadêmica e reputação internacional das universidades. “No entanto, a cada ano, as suas metodologias estão se sofisticando e passando por aprimoramentos. Além disso, o quantitativo de IES que são avaliadas também vai se alterando e, exatamente por isso, não é possível realizar análises comparativas de um ano para outro. Tampouco é possível comparar a UFG entre os rankings. Cada avaliação recebida pela UFG é o retrato de uma conjuntura anual”, diz Paulo.

Sobre o ranking Xangai

O Ranking Xangai ou Academic Ranking of World Universities (ARWU), é um ranking de instituições de ensino superior feito até 2008 pela Universidade Jiao Tong de Xangai e desde então pela Shanghai Ranking Consultancy. A classificação avalia e identifica universidades com notório desempenho, desde que tenham pesquisadores laureados com Nobel, medalha Fields, com elevado nível de publicações, citações internacionais ou com trabalhos publicados em revistas como Nature ou Science.

UFG cresce nos quesitos ensino e citações em ranking internacional

UFG é a 27ª IES brasileira no World University Ranking 2023

UFG está entre as 20 melhores IES do Brasil no Ranking Xangai