Ranking_AL_THE_2023_Foto_Carlos_Siqueira_Secom_UFG_(1)

UFG cresce nos quesitos ensino e citações em ranking internacional

En 11/07/23 11:59 .

Lista da Times Higher Education traz a Universidade na 42ª posição em toda a América Latina

Ranking_AL_THE_2023_Foto_Carlos_Siqueira_Secom_UFG_(1)
Na classificação nacional, UFG é a 24ª dentre 73 instituições de ensino superior

 

Texto: William Correia

Foto: Carlos Siqueira

A Universidade Federal de Goiás (UFG) ocupa a 42ª posição entre as melhores universidades da América Latina, segundo o ranking 2023 da Times Higher Education (THE). A informação consta em relatório divulgado recentemente e cujos indicadores são baseados no World University Rankings, da mesma organização. Com o resultado, a UFG chega ao quinto ano consecutivo no top 50 desta lista, faixa que ocupou pela primeira vez em 2019.

O método de classificação da THE compila 13 indicadores de desempenho agrupados em cinco áreas com pesos diferentes: ensino (36%); pesquisa (34%); citações (20%); perspectiva internacional (7,5%); e receita advinda da indústria (2,5%). Juntos, esses quesitos compõem a nota global, que estabelece a posição geral no ranking.

Em dois dos principais aspectos, que representam mais de 50% da nota, a UFG registrou crescimento em relação à edição anterior. No critério ensino, que avalia o comprometimento com a formação de acadêmicos, a quantidade de estudantes inscritos em programas de pesquisa e de alunos matriculados na pós-graduação, a nota saiu de 68,4 para 69,1. 

Já no quesito citações, que mensura a influência de pesquisas realizadas nas universidades compilando o número médio de vezes que um trabalho publicado é citado por acadêmicos no mundo inteiro, a nota avançou de 48,1 para 51,9. Neste ano, foram classificadas 197 instituições de 15 países da América Latina, frente a 13 no ano passado. 

Ranking mundial

Na classificação World University Rankings 2023 da THE, divulgada em 2022, a UFG foi ranqueada pela sétima vez, surgindo na posição mundial 1.201-1.500. O destaque ficou por conta da área de Educação, listada entre as 600 melhores do mundo. 

Também se sobressaíram as áreas de Clínica e Saúde, Ciências Sociais e Ciências da Computação, que figuram entre as 800 melhores. Nacionalmente, a Universidade conquistou a 24ª colocação entre 73 instituições de ensino superior (IES) brasileiras participantes.

Saiba mais

UFG está entre as 20 melhores IES do Brasil no Ranking Xangai

UFG está entre as principais Universidades da América Latina

UFG se destaca em ranking internacional

Fuente: PRPI

Categorías: Notícias PRPI