Agro Centro-Oeste Familiar 2023 - Abertura Oficial (2)

Abertura da 20ª Acof reúne lideranças do campo e ministro

Em 19/05/23 20:47.

Márcio Costa Macêdo ressalta prioridade da agricultura familiar para o País

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Carlos Siqueira

O primeiro dia da 20ª Agro Centro-Oeste Familiar (Acof 2023) foi marcado pela animação de expositores e realizadores com a adesão do público ao evento que está sendo realizado no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, da Universidade Federal de Goiás (UFG). No final da quarta-feira (17/5), a solenidade oficial de abertura coroou o êxito do dia. A cerimônia contou com a participação de diferentes lideranças das instituições participantes da feira ligadas ao segmento da agricultura familiar e às esferas municipais, estaduais e federais do governo. Uma dessas personalidades foi o ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macêdo.

Agro Centro-Oeste Familiar 2023 - Abertura Oficial (2)
Márcio Costa: "quem leva comida de verdade aos lares brasileiros é a agricultura familiar"

Márcio Costa exaltou o papel da agricultura familiar de levar alimento à mesa do brasileiro. Destacou também que a agricultura familiar e o agronegócio são importantes para o desenvolvimento nacional, porém, desempenhando papéis muito diferentes. "O agronegócio ajuda a aumentar o PIB [Produto Interno Bruto] e a balança comercial do Brasil, mas quem leva comida de verdade aos lares brasileiros é a agricultura familiar. Inclusive, leva comida para a mesa dos que são do agronegócio".

O ministro ressaltou uma mensagem que vem sendo repetida pela organização da Acof 2023 de que é necessário compreender que a agricultura familiar é prioritária para o País. "É por isso que o governo do presidente Lula tem consciência e investe na agricultura familiar. É por isso que o governo Lula lançou o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos] para ter investimento para os agricultores familiares deste País. É por isso que o presidente Lula lançou o programa para comprar alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar. Essa é uma situação que é prioridade do governo do presidente Lula e para todos nós".

Agricultoras

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, comemorou o fato de as agricultoras familiares constituírem 70% dos expositores da Acof 2023. Ao cumprimentar os componentes da mesa diretiva, Angelita foi recordando alguns momentos da história da feira. Um deles ao lembrar que a primeira edição do evento ocorreu quando o agora ex-reitor da UFG durante três mandatos não consecutivos e assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Edward Madureira, era diretor da Escola de Agronomia (EA) da UFG.

Agro Centro-Oeste Familiar 2023 - Abertura Oficial (3)
Agricultores familiares buscam políticas públicas para beneficiar trabalhadores do campo

"Se hoje estamos na 20ª edição, esta seria a 23ª se não fosse a pandemia, nossos aplausos e agradecimentos são para o professor Edward - que hoje está na Finep [Financiadora de Estudos e Projeto], ocupando um papel importantíssimo no governo federal, importante para nós da ciência e tecnologia e para os financiamentos da pesquisa - que é o patrono desta feira", afirma.

Angelita reiterou que a UFG e os parceiros da Acof, homens e mulheres, estão somando forças. "Estamos olhando para o presente e futuro que exigem de nós ousadia, pressa e soluções porque nós temos que resolver o problema da fome no País".

Parcerias

As parcerias que a UFG tem com o governo do Estado de Goiás em diversas áreas e também no trabalho de desenvolvimento de tecnologias apropriadas ao segmento da agricultura familiar foram lembradas pelo representante do governo estadual no evento, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, que também comentou sobre a 20ª edição da Acof. "O governo do Estado de Goiás, principalmente através da Emater [Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária] é parceiro da Agro Centro-Oeste Familiar desde a sua primeira edição. Para nós isso é motivo de orgulho e de compromisso. O goveno do Estado de Goiás sempre apoiamos essa e qualquer outra iniciativa que tenha o objetivo de fortalecer o segmento da agricultura familiar".

O superintendente regional do o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Goiás (Incra/GO), Elias D'Angelo Borges, fala sobre a honra de estarem reunidos no evento que celebra e promove a agricultura familiar, a produção de alimentos orgânicos e saudáveis, os saberes tradicionais do campo e ressalta a importância da reforma agrária. "É possível garantir o acesso à terra, a autonomia e a melhoria das condições de vida desses trabalhadores. Essa política pública que tradições culturais sejam preservadas, o ambiente seja protegido. Enfim, a produção orgânica seja trabalhada de forma sustentável", enumera.

Agro Centro-Oeste Familiar 2023 reúne expositores de diferentes regiões

20ª Agro Centro-Oeste Familiar 2023 começa na quarta-feira (17/5)

Feira Agro Centro-Oeste Familiar completa 20 anos e vai ser realizada na UFG

Fonte: Secom UFG