Agro_Centro-Oeste_2023 (Centro de Eventos)

20ª Agro Centro-Oeste Familiar 2023 começa na quarta-feira (17/5)

Em 16/05/23 14:16.

São esperadas cerca de 8 mil pessoas durante os 4 dias da feira no Centro de Cultura e Eventos 

A 20ª Agro Centro-Oeste Familiar vai ser realizada de 17 a 20 de maio de 2023 no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, localizado no Câmpus Samambaia, da Universidade Federal de Goiás (UFG). As atividades começam logo cedo, às 8 horas, mas a abertura oficial está marcada para às 16 horas. O evento reúne diferentes parceiros que, juntos, organizam, realizam e recebem aproximadamente 8 mil pessoas durante os quatro dias de evento. O público-alvo são estudantes de todas as fases do ensino, profissionais de diversas áreas, pesquisadores, agricultores familiares, extensionistas e o público em geral. Entre as atividades desenvolvidas simultaneamente estão a feira da agricultura familiar e da economia solidária, cursos, minicursos, palestras, dias de campo, workshops, seminário científico, exposição de tecnologias, cozinha camponesa, fazendinha agroecológica e atividades culturais.

A maior edição da história do evento e a primeira após o fim da emergência da pandemia de covid-19 é realizada pela UFG, por meio do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Escola de Agronomia da UFG (PPGAgro UFG), e tem como correalizadores o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Secretaria de Estado da Retomada (SER), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Centro Universitário de Mineiros (Unifimes) e Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, “nosso trabalho é levar comida farta e de qualidade para a mesa das famílias brasileiras. A grande aliada do Brasil neste desafio é a agricultura familiar, mas precisamos unir esforços para soluções que garantam a nossa soberania alimentar com as universidades, empresas públicas, movimentos sociais e sociedade em geral. E neste sentido, feiras, como a Agro Centro-Oeste Familiar, que une incentivo à comercialização dos produtos da agricultura familiar com disseminação de conhecimento, são fundamentais”. 

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destaca que voltar a sediar um evento que nasceu dentro da UFG e que agora chega a sua 20ª edição, maior e mais relevante, é uma prova de que a Universidade Federal de Goiás tem acertado ao fazer um trabalho contínuo de aproximação e diálogo com a sociedade nos mais diversos segmentos. “Com a Agro Centro-Oeste Familiar 2023 queremos mostrar aos goianos e aos brasileiros em geral que a agricultura brasileira vai além do que é feito nas grandes propriedades. É preciso reconhecer que há uma expressiva contribuição da agricultura familiar em tudo isso. É muito importante que a UFG possa ser esse ponto de convergência para a discussão de políticas públicas voltadas à agricultura familiar, metodologias de cultivo e de preparo de alimentos, compartilhamento de experiências, capacitações e reflexões sobre a realidade do campo. Queremos que esta iniciativa que começou em 2003 continue pelos próximos anos e permita mostrar o valor estratégico da agricultura familiar para a nossa região e a pavimentar o caminho para o aumento de propriedades da agricultura familiar chefiadas por mulheres”, afirma Angelita.

Abastecimento das cidades

Já o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, ressalta que, em Goiás, de acordo com o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2017), mais de 63% dos estabelecimentos rurais são enquadrados como agricultura familiar. “Os produtores são fundamentais para a nossa economia. Eles respondem por um terço do PIB [Produto Interno Bruto] agropecuário estadual e produzem mais de 70% dos itens que compõem a cesta básica. Ou seja, colocam alimento na mesa efetivamente, garantindo o abastecimento das cidades. O governador Ronaldo Caiado sempre colocou como meta principal cuidar dos goianos, e os nossos agricultores familiares merecem uma atenção especial. Várias políticas estaduais têm sido direcionadas para os agricultores familiares e os pequenos produtores em geral. São exemplos os programas de regularização fundiária e de Fruticultura Irrigada no Vão do Paranã, além do Goiás Social e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, diz o secretário.

Pedro Leonardo reforça ainda que a Acof é um momento muito importante para o segmento, porque proporciona um contato direto com esse público, que é o alvo prioritário do órgão. “Este ano o Governo de Goiás, por meio da Seapa e outras pastas, participará da Agro Centro-Oeste Familiar levando informações sobre como participar dos programas estaduais e também tirando dúvidas sobre crédito rural. Vale lembrar que a Acof reúne muitos parceiros relevantes. Junto com Emater, Retomada, IF Goiano, UFG, Governo Federal, entre outros, tenho certeza de que faremos um grande evento, proporcionando resultados efetivos para os nossos agricultores familiares”.

O superintendente do Incra Goiás, Elias D’Angelo Borges, reitera que a agricultura familiar é responsável pelo alimento que chega à mesa do brasileiro. Ele também pontua que a produção familiar local é a que está mais próxima do cidadão, além de ser uma cadeia produtiva preocupada em fornecer alimento limpo, sem agrotóxicos. “Então, para nós, que somos agentes responsáveis pelas políticas de reforma agrária e regularização quilombola, a Agro Centro-Oeste Familiar funciona como uma vitrine. Quando a gente traz um assentado, um quilombola para uma feira como esta e ele mesmo comercializa sua produção, está, de fato, aproximando a realidade das áreas de reforma agrária e remanescentes de quilombo da população em geral. Além de ampliar a rede de contatos do produtor e aprimorar conhecimento em vários temas da agropecuária, visto que a feira também é um espaço de troca de experiências, atualização sobre novas tecnologias e aprendizado”, conclui.

Parceiros

A feira conta também com parceiros como Ministério da Agricultura e Pecuária, deputado estadual Mauro Rubem, vereadora Kátia Maria dos Santos, Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sistema Único de Saúde (SUS), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Agricultura Familiar (Gepaaf), Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Comunidade que Sustenta a Agricultura Artigo Quinto (CSA Artigo 5º), Instituto Tiradentes, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Goiás (Fetraf), Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Goiás (Cecane UFG), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Rede Solidária Berço das Águas, Projeto Sustentarea UFG, UniAraguaia Centro Universitário, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Brasília (IF Brasília), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFGoiás), Universidade de Brasília (UnB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae-GO), Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (Fetaeg), Federação Goiana dos Municípios (FGM), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Banco do Brasil.

Os patrocinadores são Organização Solidaridad, Projeto Rota da Fruticultura do Estado de Goiás e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), UFG Sustentável, Rádio Noroeste e Terraw são apoiadores.

Serviço

Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2023

Data: de 17 a 20 de maio de 2023

Horário: das 8h às 18h

Local: Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal - Câmpus Samambaia UFG

Endereço: Av. Esperança, s/n - Vila Itatiaia, Goiânia - GO, CEP: 74.690-612

Site do evento: https://agrocentro.agro.ufg.br/

Redes sociais do evento:

Facebook: @agrocentrooeste

Instagram: @agrocentrooeste2023

Twitter: @acof2023

YouTube: @agrocentrooestefamiliar

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias EA