AgroCentro2023.png

Feira Agro Centro-Oeste Familiar completa 20 anos e vai ser realizada na UFG

Em 03/04/23 13:01.

Evento mostra alternativas para aumentar a produção e melhorar qualidade dos alimentos

Agro_Centro-Oeste_2023 (1)

A maior feira da Região Centro-Oeste voltada para a agricultura familiar, a Agro Centro-Oeste Familiar 2023, vai ser realizada de 17 a 20 de maio de 2023,  em Goiânia, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás. Em sua 20ª edição, o evento vai abordar o tema “Mais comida, menos agrotóxicos”.

A Agro Centro-Oeste Familiar ocorre anualmente com revezamento de sedes. Um ano é realizado em uma instituição pública de ensino superior (Ipes) de Goiás e no outro no Centro de Eventos da UFG.  Na edição comemorativa dos 20 anos do evento, a Agro Centro-Oeste Familiar 2023 está de volta à UFG.

O evento reúne diferentes parceiros que, juntos, organizam, realizam e recebem aproximadamente 8 mil pessoas durante os quatro dias de evento. O público-alvo são estudantes de todas as fases do ensino, profissionais de diversas áreas, pesquisadores, agricultores familiares, extensionistas e o público em geral.

Entre as principais atividades desenvolvidas estão a feira da agricultura familiar e da economia solidária, cursos, minicursos, palestras, dias de campo, workshops, seminário científico, exposição de tecnologias, cozinha camponesa, fazendinha agroecológica e atividades culturais.

A coordenadora da Agro Centro-Oeste Familiar 2023 e professora da Escola de Agronomia da UFG (EA UFG), Graciella Corcioli, afirma que existe uma grande expectativa para que a agricultura familiar volte a ser contemplada pelas políticas públicas governamentais e que o evento deste ano é importante para ressaltar a relevância do segmento no âmbito regional.

“Considerando que o maior objetivo da atual gestão federal é o combate à fome e a diminuição das desigualdades sociais, a agricultura familiar ressurge como peça central no desenvolvimento de estratégias voltadas à produção e distribuição de alimentos, bem como motor no dinamismo dos pequenos municípios, com capacidade para promover desenvolvimento local e regional, através da geração de emprego e renda”, avalia a docente.

Nesta edição, a Secretaria de Estado da Retomada (SER) entra para o rol de realizadores da Acof 2023. "Desde a criação da Secretaria da Retomada, em 2020, trabalhamos em ações voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar. O Projeto da Cerveja de Mandioca, por exemplo, em parceria com duas indústrias cervejeiras, compra mandioca do pequeno produtor goiano para a produção de cerveja. Outras iniciativas são os Arranjos Produtivos Locais e o estímulo ao cooperativismo. Nosso objetivo é valorizar os agricultores familiares, responsáveis por 70% de toda a comida consumida no Brasil", afirma o secretário da Retomada, César Moura.

Realização
A Agro Centro-Oeste Familiar 2023 é uma realização da UFG, por meio do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Escola de Agronomia da UFG (PPGAgro UFG), Secretaria de Estado da Retomada (SER), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

A feira conta com parceiros como Ministério da Agricultura e Pecuária, deputado estadual Mauro Rubem, vereadora Kátia Maria dos Santos, Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sistema Único de Saúde (SUS), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Agricultura Familiar (Gepaaf), Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Comunidade que Sustenta a Agricultura Artigo Quinto (CSA Artigo 5º), Instituto Tiradentes, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Goiás (Fetraf), Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Goiás (Cecane UFG), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Rede Solidária Berço das Águas, Projeto Sustentarea UFG, UniAraguaia Centro Universitário, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Brasília (IF Brasília), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFGoiás), Universidade de Brasília (UnB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae-GO), Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (Fetaeg), Federação Goiana dos Municípios (FGM), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Banco do Brasil.

Os patrocinadores são Organização Solidaridad, Projeto Rota da Fruticultura do Estado de Goiás e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), UFG Sustentável, Rádio Noroeste e Terraw são apoiadores.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias EA