Câmara Municipal

Câmara aprova Dia Municipal em Defesa das Universidades Federais do Estado de Goiás

Em 23/12/19 12:09.

Projeto precisa ser sancionado pelo prefeito Iris Rezende

Texto: Bárbara Carvalho (Câmara Municipal de Goiânia)

Foi aprovado na sessão do dia 11 de dezembro, em segunda votação, o projeto de lei n° 2019/355, de autoria do vereador Anselmo Pereira (PSDB), que institui o Dia Municipal em Defesa das Universidades Federais do Estado de Goiás e que concede a Comenda e o Certificado Colemar Natal e Silva aos administradores, pesquisadores, professores, servidores técnico-administrativos e alunos destaques do ano. O projeto segue agora para a prefeitura de Goiânia. Caberá ao prefeito Iris Rezende sancionar ou vetar o texto aprovado.

O texto aprovado em plenário é uma homenagem à UFG, como instituição de ensino superior pública, gratuita, laica, dotada de autonomia didática, financeira, administrativa e disciplinar. O Dia Municipal em Defesa das Universidades Federais do Estado de Goiás será comemorado em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Goiânia, todo dia 14 de dezembro, dia do aniversário da UFG.

"A Câmara está instituindo no Calendário Cívico Cultural da cidade, a necessidade de uma evidenciação maior da Universidade Federal e as suas diversas ações em benefício de Goiânia. Entre elas temos a pesquisa, a tecnologia e o ensinos fundamentais, principalmente agora, em relação àquilo que se propõe na universidade em se tornar cada dia mais autônoma e não viver dependendo exclusivamente só dos repasses do governo federal. A UFG tem buscado apoio inclusive nos alunos egressos para que eles também contribuam de maneira educacional, pedagógica, quase até financeira para que a Universidade não passe por crises temporais. Esse novo modelo de universidade pública a Câmara quer evidenciar para a sociedade e, ao mesmo tempo, fazer com que a sociedade participe da comunidade universitária para o bem das universidades públicas deste país", justificou o vereador.

Fonte: Câmara Municipal de Goiânia

Categorias: notícias