posse fe_capa

Faculdade de Educação tem nova diretoria

在 17/01/18 18:21 上。

Lueli Nogueira e Amone Inácia assumem a gestão da unidade até 2021

Texto: Patrícia da Veiga

Fotos: Amanda Oliveira

A nova diretoria da Faculdade de Educação (FE), que comandará a unidade nos próximos quatro anos, tomou posse nesta quarta-feira (17/1), no gabinete da Reitoria. Em uma cerimônia simples, emotiva e afetiva, a professora Karine Nunes de Moraes passou o cargo para as docentes Lueli Nogueira Duarte da Silva e Amone Inácia Alves. As duas, respectivamente, que trabalharam como vice-diretora e coordenadora de curso na gestão passada, agora assumem as funções de diretora e vice-diretora da FE.

posse fe_diretora e vice

Lueli Nogueira e Amone Inácia assinam o termo de posse

Em seu discurso, Karine agradeceu a todas as pessoas que estão vinculadas à FE – entre estudantes, docentes, técnicos administrativos e terceirizados – lembrando especialmente das atuais diretoras. “Eu poderia falar da conjuntura atual, dos desafios da gestão, dos desafios que a universidade enfrentará com a Emenda Constitucional 95, da importância de reafirmarmos para a sociedade uma universidade pública, gratuita, autônoma e de qualidade, mas, não tenho dúvidas de que todos os presentes conhecem esses cenários, em especial Lueli e Amone”, apresentou.

A nova diretora retribuiu o agradecimento e lembrou do empenho com que Karine trabalhou à frente da unidade. Citando o poema “Nada é impossível de mudar”, de Bertolt Brecht, Lueli mencionou a necessidade de lutar contra o desmonte da instituição. “Assumir a direção da FE não é uma tarefa fácil. Lá, nós questionamos tudo, queremos discutir tudo e compreender, interpretar os dados e os fatos, antes de qualquer ação ou posição; queremos apreender os nexos constitutivos da realidade e desvelar os ditos e não ditos, o que nos faz um pouco intransigentes e radicais. Mas, isso tudo é porque somos orientados por princípios caros a todos nós. Nossas ações, atitudes e pensamentos se apoiam na defesa de uma universidade laica, gratuita e de qualidade, bem como pela manutenção do Estado Democrático de Direito”, defendeu.

Com o mesmo tom, a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, na ocasião representando o reitor Edward Madureira, proferiu palavras de agradecimento à gestão da FE e reforçou a necessidade de se defender o caráter público do ensino superior brasileiro. Ela destacou como a UFG cresceu nos últimos 12 anos, mas enfatizou o que considera ser o próximo desafio. “Somos hoje uma comunidade de quase 45 mil pessoas, estamos entre as 14 maiores universidades do país, somos a sétima Federal com o maior número de professores, crescemos incluindo e sem perder a qualidade. Mas, um dos desafios que temos é o enfrentamento do que está posto por esse governo. Vivemos um momento de desconstrução das universidades federais, de desvalorização do servidor público federal, de proliferação de um discurso de privatização que perpassa todo o governo federal. Precisamos defender essa universidade pública, gratuita, laica, de qualidade que inclui, que produz conhecimento, que forma. Nesse sentido, a FE tem papel fundamental”, alertou.

posse FE_mesa diretiva

Karine Nunes, Sandramara Matias, Lueli Nogueira e Amone Inácia na mesa diretiva do evento

Também compareceram à solenidade a pró-reitora de Graduação, Flávia Oliveira, o pró-reitor adjunto de Graduação, Israel Trindade, o pró-reitor de Pós-Graduação, Laerte Guimarães, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Lucilene Sousa, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Everton da Silveira, a pró-reitora de Assuntos da Comunidade Universitária, Maísa Miralva da Silva, o secretário de Planejamento e Avaliação, Augusto Figueiredo, a diretora do Departamento de Pessoal, Fabiana Machado, o vice-diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Augusto Figueiredo, além de professores e servidores técnico-administrativos da FE.

posse fe_público

Comunidade universitária acompanhou a cerimônia de posse, na sala de reuniões do gabinete da Reitoria

资源: Ascom/UFG

类别: Última hora Faculdade de Educação gestão