Comitê Dengue UFG_FAPEG

Pesquisa da UFG avalia atuação de Comitê contra a dengue de Goiás

Sur 01/12/17 10:23.

O estudo apontou as necessidades de implementar ações para prevenção e controle da doença

Texto: Assessoria de Comunicação FAPEG, com alterações

A professora Ellen Synthia Fernandes de Oliveira, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFG) divulgou no mês de novembro o resultado de uma pesquisa realizada com o objetivo de compreender melhor o papel dos representantes que atuam no Comitê Estadual de Mobilização Contra Dengue de Goiás. O estudo, iniciado em 2012, foi realizado com representantes do Comitê e visou descrever o perfil sociodemográfico dos participantes, relacionar as ações de vigilância em saúde e identificar a percepção do grupo em questões relacionadas à educação em saúde para a prevenção e o controle da dengue.

Após a análise de dados, a pesquisadora destacou a necessidade de integração academia-serviço, e a reformulação de estratégias de controle e fortalecimento da educação em saúde. “As ações educativas desenvolvidas precisam ser reestruturadas e planejadas de forma a promover uma relação dialógica e democrática entre educador e educando e que faz-se necessário estimular a integração entre os representantes do Comitê, fortalecendo a atuação deste,” comenta a professora.

A pesquisa aponta ainda a importância de que o estado forneça os subsídios para a elaboração de materiais, como cartilhas e notas técnicas, destinados a profissionais e ao público em geral, e também o incentivo a publicação de artigos científicos, que são relevantes para promover a publicidade do conhecimento produzido. Ainda segundo a pesquisadora, ações de integração entre os representantes do Comitê e a população devem ser desenvolvidas de forma a colaborar no planejamento de estratégias e dinâmicas de grupo as quais contribuam para a conscientização permanente da comunidade quanto ao cuidado com o meio ambiente e a prevenção da Dengue.

Livro em Portugal
Os professores Ellen Synthia (UFG), Nelson Filice de Barros, da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e Raimunda Magalhães da Silva, da Universidade de Fortaleza – Unifor, foram os organizadores do livro Investigação Qualitativa em Saúde, lançado em Portugal pela editora portuguesa Ludomedia. São dez capítulos com  estudos da área de saúde coletiva e que mostram uma realidade que requer cuidados específicos para o desenvolvimento humano, social, político e científico. Esta obra tem como foco a metodologia qualitativa, a mesma adotada no estudo realizado por Ellen de Oliveira, coordenadora do projeto de pesquisa. Myrella Cançado (UFG) e Dayse de Souza, UA-PT, Portugal, também assinam um dos capítulos que compõem esse livro.

Comitê

O Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue foi criado no Estado de Goiás em 2011 com o objetivo de fortalecer as ações de promoção, prevenção e combate à dengue após um ano epidêmico (2010). Ao adotar a intersetorialidade nas políticas públicas para o enfrentamento da situação, a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) reuniu no comitê representantes de instituições públicas, privadas e sociedade civil.

Source: Ascom/UFG

Catégories: Última Hora