Cerrado em foco: natureza encantadora_Convite

Exposição Cerrado em foco: natureza encantadora

: Centro Livre de Artes, Bosque dos Buritis, Setor Oeste

: 02 - 16 Agosto 2019

A exposição "Cerrado em foco: natureza encantadora" ocorre entre os dias 03/08/2019 e 16/08/2019, no Centro Livre de Artes, no Bosque dos Buritis, Setor Oeste. A atividade  faz parte de um projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG), que visa incentivar a preservação do bioma Cerrado por meio da arte.

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e tem sofrido um processo de degradação constante devido à ação antrópica, com destaque para o crescimento dos centros urbanos, expansão agropecuária e queimadas. Com isso observa-se a destruição de suas fauna e flora, junto com a degradação de nascentes de importantes rios de diversas bacias hidrográficas brasileiras. Aliada a isso, a imagem que se tem do Cerrado é distorcida, levando-se a crer que se trata de uma região com parcos recursos naturais, sem beleza ou importância, não refletindo na sua real composição.

Para tentar mudar essa visão distorcida, é necessário um olhar sensível e crítico. Desta forma, a atividade consiste em uma exposição de fotografias de imagens do Cerrado da professora e pesquisadora da UFG, Tatiana de Sousa Fiuza, e do mestre Roberto Campos Portela.  A exposição tem como objetivo revelar à sociedade que o Cerrado é muito mais que simplesmente um ambiente de árvores retorcidas e castigadas pelo fogo e visa despertar o público para a real necessidade de preservação desse Bioma. Além disso, nas fotografias constam os nomes científicos e populares das plantas retratadas, trabalho realizado pelo professor Heleno Dias Ferreira, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFG), contribuindo para o conhecimento e identificação dessas espécies, muitas delas medicinais, para alunos e profissionais das áreas Biológicas e da Saúde. O projeto está sob coordenação do professor Pierre Alexandre dos Santos.

Cerrado em foco: natureza encantadora_Convite