Janeiro Branco 2019.png

Atividades do Janeiro Branco

事件

: Faculdade de Medicina/UFG, Reitoria do IFG e Reitoria da UEG

: 07 - 23 , 2019

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) realiza durante todo o mês de janeiro uma série de atividades com o objetivo de contribuir para a construção de uma cultura de educação para a saúde mental dos trabalhadores. A ideia é abordar o tema logo durante o primeiro mês do ano, momento em que as pessoas estão predispostas a por em perspectiva a suas vidas e aspirações.

Robert Veras, psicólogo do Siass/UFG explica que a saúde mental é definida pela Organização Mundial de Saúde como um estado de bem-estar, no qual o indivíduo utiliza as suas capacidades de forma a lidar com o estresse normal da vida, trabalhando de modo produtivo e frutífero. “Os cuidados com saúde mental passam por várias áreas, como atividade física, sono e espiritualidade. Por isso é preciso sempre se perguntar sobre o que se gosta e onde se quer chegar. São essas respostas que podem proteger ou por em risco a sua qualidade de vida”, explica.

Na UFG, o evento é realizado também pela Diretoria de Atenção a Saúde do Servidor (DASS) e a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas).

Ampla programação

O Instituto Federal de Goiás (IFG), o Instituto Federal Goiano (IFGoiano) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) também são parcerias na realização das atividades. O IFG na sala 1 da Reitoria, no dia 9/1, a palestra “Assédio Moral e Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, já no dia 18/1 será a vez da Faculdade de Medicina da UFG receber especialistas para abordar a “Felicidade e a prevenção em Psiquiatria”. A última atividade será realizada no Auditório da Reitoria da UFG, com o tema “Motivação no Trabalho”. Todas as ações têm início às 9h e tem entrada franca. As unidades e órgãos da UFG irão receber entre os dias 8 e 11 de janeiro oficinas itinerantes com o tema "Quem cuida da mente, cuida da vida". Informações sobre essa atividade podem ser obtidas pelo telefone 62 3209-6356.

Outras atividades estão previstas, confira a programação completa: 

2019 JB Programação.png