Prêmio Inventor Petrobras 2021

Dois professores do IQ recebem Prêmio Inventor Petrobras 2021

Em 12/08/22 12:07.

Boniek Gontijo e Wendell Coltro trabalham em projetos em cooperação com a empresa

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Arquivo Secom UFG e arquivo pessoal

Prêmio Inventor Petrobras 2021

Os docentes do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ/UFG), Boniek Gontijo Vaz e Wendell Karlos Tomazelli Coltro, receberam o certificado e o troféu Prêmio Inventor Petrobras 2021. Eles são, respectivamente, pesquisadores do Laboratório de Cromatografia e Espectometria de Massas (Lacem) e do Grupo de Métodos Eletroforéticos (GME). O prêmio foi outorgado em dezembro de 2021, mas em formato reduzido em função da pandemia de covid-19. Os certificados e troféus foram encaminhados pela Petrobras e recebidos em 28 de julho de 2022.

As honrarias recebidas pelo Lacem e GME são frutos de projetos de cooperação tecnológica que ambos laboratórios desenvolvem com a Petrobras. "A premiação conferida ao grupo do Lacem é um dos produtos do termo de cooperação executado pelo Lacem 'Imageamento químico de orgânicos em superfícies sólidas por espectrometria de massas' o qual resultou em um pedido de patente ‘Métodos de detecção e mapeamento da distribuição espacial de compostos orgânicos em rochas reservatório e uso’", explica Boniek.

O professor Wendell corrobora a afirmação do colega. "O Prêmio Inventor Petrobras coroa um trabalho intenso de todos os envolvidos, especialmente dos alunos estudantes que se dedicaram a desenvolver um produto com potencial enorme de ser comercializado e utilizado diretamente no campo. O prêmio resultou em um pedido de patente depositado no Brasil e também no exterior", acrescenta.

"Com relação ao reconhecimento do nosso grupo, as patentes geradas são produtos obtidos no termo de cooperação executado pelo GME 'Desenvolvimento de métodos analíticos portáteis aplicáveis na indústria do petróleo e derivados'. A invenção se refere a um sistema portátil para a determinação e quantificação seletiva de monoetilenoglicol proveniente de diferentes amostras petroquímicas, com aplicação em ambiente de laboratório e em análises de campo", explica Wendell.

Prêmio Inventor Petrobras 2021 - Equipe Lacem IQ
Boniek, ao centro, e integrantes da equipe Lacem

Reconhecimento

O Prêmio Inventor Petrobras é um reconhecimento concedido pela empresa aos empregados e instituições parceiras em função de concepção de invenção tecnológica que culminou em depósito de patente pela Petrobras. É feita uma seleção interna que aponta as invenções de grande impacto para o setor de petróleo, gás natural e energia.

Wendell Coltro
Wendell Coltro: "Prêmio Inventor Petrobras coroa um trabalho intenso da equipe"

Na avaliação do pesquisador do GME, "o prêmio é um reconhecimento simbólico que valoriza o empenho e a dedicação de todos os envolvidos em uma fronteira que engloba as pesquisas básica e aplicada, a compreensão do problema existente no mercado e a proposição de soluções inovadoras. A formação de recursos humanos com capacidade de extensão inovadora e desenvolvimento tecnológico é uma característica que coloca a UFG entre as principais instituições de ensino superior (IES) do País, reconhecida pelos indicadores de excelência no ensino, pesquisa, extensão e inovação".

"O prêmio é um importante reconhecimento, mesmo que singelo, que muito nos alegra e reconforta pois é um indicativo que estamos no caminho certo, produzindo ciência, tecnologia e inovação para o País com formação de recursos humanos altamente capacitados e prontos para os desafios futuros. Este reconhecimento reforça, mais uma vez, a excelência da UFG e do IQ na produção de ciência e inovação de ponta", complementa Boniek.

Instituto de Química completa 25 anos

Docente do IQ vai compor corpo editorial de publicação internacional

Professor da UFG é eleito membro da Academia Brasileira de Ciências

Professor da UFG é selecionado para integrar Academia Brasileira de Ciências